Câmara de vereadores de Campo belo do Sul, concede títulos de cidadão campo-belenses
Golpe do Pix vira CPI em Abdon
-
- Vereador Palavro buscou informações e, diante das dificuldades de acesso a dados, articulou CPI com colegas da Câmara
Dificuldade de acesso às informações. Essa é a razão que levou os vereadores de oposição a instalar uma CPI para acompanhar as apurações sobre o golpe do Pix praticado contra a Prefeitura de Abdon Batista. Os dados não são exatos. Mas o vereador Alfredo Palavro (PSD), informa um desfalque na ordem de R$ 90 mil dos cofres municipais, a partir de várias transferências, via Pix.
Segundo o vereador do PSD, não se trata de acusar ninguém, mas saber sobre as circunstâncias que deixaram as contas municipais tão expostas a ponto de ladrões terem tal facilidade para acessar o dinheiro público. Palavro lembra, inclusive, que o desfalque somente não foi maior porque o banco, ao perceber a repetição das transferências, bloqueou a conta.
A Prefeitura de Abdon Batista publicou uma nota sobre o ocorrido, informando que foi instaurada uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do golpe. "A administração se compromete a empreender todos os esforços para evitar qualquer prejuízo ao erário municipal". O modus operandi foi adotado pelos bandidos para, no mesmo dia, efetuar o golpe também na Prefeitura de Brunópolis.

Vereador Palavro buscou informações e, diante das dificuldades de acesso a dados, articulou CPI com colegas da Câmara
DOIS VICES PARA 2024 - Colega prospecta o cenário político na Região dos Lagos em dois municípios em especial: Capão Alto e Cerro Negro. Em ambos os atuais vices estariam credenciados para disputar o pleito representando e defendendo as atuais gestões, que estão em segundo mandato. E ele define assim: "Em Cerro Negro o Lai (Adelar Morais) por merecimento e em Capão Alto o Zezo por 'insistimento'. Mas os dois estarão no páreo". Embora seja cedo para pensar em sucessão, fica o registro!

Lai nesse arquivo com o deputado Berlanda. Há quem veja merecimento em ele ser o nome para 2024 no Cerro
CAPÃO ALTO - Prevaleceu o bom senso e o prefeito Tito Freitas determinou a retirada do projeto que previa a criação de uma vaga no gabinete do vice Zezo Pires. Mas antes disso o presidente da Câmara, Miguel Pereira e seu colega de MDB, o vereador Alemão (Anderson), quase foram para as vias de fato. Alemão não concordou de Miguel ter tirado o projeto do regime de urgência sem consultar o plenário. Zezo Pires segue sem ninguém para cuidar de sua agenda no gabinete. Vereador Tomazone, por exemplo, contrário ao projeto, disse que nem sabia que o vice tinha gabinete!

Para evitar melindres, Tito Freitas retirou projeto da Câmara
CAMPOS NOVOS - Prefeita Milena Lopes (PL) de Vargem registrou e lamentou a morte de Adavilson Telles (PP), o popular Mancha, do vizinho município de Campos Novos. Ele era presidente da Câmara de Vereadores e não conseguiu superar a Covid-19. Mancha deixou a esposa grávida e faleceu antes de conhecer Helena, a filha que estava para nascer. Muito triste!

Mancha estava no quarto mandato de vereador em Campos Novos e morreu de complicações decorrentes da Covid-19
FISCALIZAÇÃO BRANDA - "Anita Garibaldi tem poucos registros de Covid-19, mais pela consciência individual de algumas pessoas que pelo pulso firme de fiscalização do poder público. Está tudo muito à vontade". É o que opina anitense sobre a realidade da pandemia no município. Entende que, mesmo sem restringir atividades (o que também não concordaria), mas a exigência de cumprimentos de protocolos de prevenção deveria ser maior, sob a articulação e gestão da própria Prefeitura.
FORA DO GOVERNO - Segue a certa instabilidade gerada pelo fato de termos um governador afastado e uma governadora em exercício. Nesta semana, Daniela Reinehr exonerou Lucas Neves, que era uma espécie de porta voz do governo, em termos de prospecções de demandas na Serra Catarinense. Ele é ligado a Moisés e a governadora deve ter atendido algum pedido para retirar o rapaz da função. Nem precisa dizer que esse tipo de situação é ruim para a região.

Lucas Neves com outros lageanos (Chiodelli e Gabriel Córdova) em despacho com o governador afastado, Carlos Moisés
COM A PREFEITA - Para se ter ideia da importância de uma liderança como Lucas Neves fazendo meio campo entre o governo e as prefeituras da região, semana passada ele esteve com a prefeita Claudiane Pucci. Ambos eram colegas de PP, antes de Lucas migrar para o PSL. Na conversa em Campo Belo, o levantamento de demandas já que, as emendas parlamentares se tornaram indispensáveis para que os gestores consigam ir além da gestão dos minguados recursos do orçamento mensal.

Lucas com a prefeita Claudiane levantando demandas em Campo Belo
MEIO MILHÃO - Dividido em lotes a licitação para a venda de áreas em Anita Garibaldi, somente um deles acabou tendo o martelo batido. Por R$ 551.800,00 o empresário que atua no comércio de móveis no município adquiriu a área. Se tivesse sido por leilão, as coisas já teriam sido resolvidas na segunda-feira, 19. Agora outra licitação será feita em maio para tentar vender o outro lote. Mas com mais de meio milhão de reais nos cofres, prefeito João Cidinei (PL) já pode ir planejando algumas ações pretendidas com esse recurso.
INVISTA EM VARGEM - Enquanto em Anita se tenta recursos através de venda do patrimônio próprio para obras e ações, em Vargem a prefeita Milena Lopes quer atrair investidores. Nesse sentido articula com o senador Jorginho Mello, um defensor do empreendedorismo, formas de acessar recursos para construir barracões industriais no município. Se a dificuldade for estrutura para montar negócios, a ideia é disponibilizar o espaço. E isso seria um bom caminho andado para quem quer empreender em Vargem.

Prefeita Milena e uma ideia que pode disponibilizar estrutura a empreendedores em Vargem
CELSO RAMOS - Nos meus tempos de Cerro Negro, havia um moinho no caminho entre as localidades de Linda Vista e Sagrado. Para lá a gente levava os sacos de milho que eram transformados em farinha, quirera e canjica. Daí quando recebemos o registro da secretária de Turismo, Esporte e Cultura de Celso Ramos, Márcia Surdi, na comunidade de Laje de Pedra, visitando um moinho que funciona há tempos, vem aquelas boas lembranças. A secretária esteve com dona Inês e João Bonato, conferindo o moinho que segue em funcionamento e que pode ser uma das atrações no projeto de criar uma rota de turismo em Celso Ramos. Importante resgatar essa história dos tempos em que aquilo tudo empacotado que encontramos hoje em dia no mercado era algo raro. Os caminhos eram os moinhos, quer seja em Celso Ramos, Cerro Negro e por aí se vai!

Secretária Márcia Surdi e a produção na mão com João Bonato e dona Inês no moinho da localidade de Laje de Pedra em Celso Ramos
Deixe seu comentário