logo RCN

Bate na trave a vacina Sputnik V

  • - Nova ala do hospital em Lages para atender toda a Serra ainda não funciona totalmente. E nem súplica de prefeitos tem ajudado

Para nós que estamos fora das faixas prioritárias da vacina que está sendo aplicada contra a Covid-19, a esperança para acessar a medicação era a compra pelas prefeituras da Sputnik V. A vacina russa estaria sendo adquirida a partir de um consórcio liderado pela Fecam com quantitativos solicitados pelas prefeituras. Anita Garibaldi pretendia comprar 5 mil doses, Campo Belo do Sul outras 3 mil doses, Cerro Negro 2 mil doses e assim por diante. Todos os municípios do lado catarinense da Região dos Lagos estavam na lista de compradores. Mas, por enquanto, os propósitos dos gestores municipais bateram na trave.

Ocorre que a vacina Sputnik V foi para o noticiário da compra e entrou na mira dos prefeitos antes da autorização de importação pela Anvisa. Em tese era apenas uma pequena burocracia a ser vencida. Entretanto, nesta semana os diretores da referida agência não autorizaram a importação. Argumentaram a falta de documentos cruciais e chegaram a assustar, apontando que a Sputnik V pode ser uma 'roleta russa' em termos de riscos de provocar doenças. Assim, precisamos seguir acompanhando a vacinação à conta gotas, a partir do fornecimento do imunizante pelo Ministério da Saúde e torcer para que prefeitos busquem outra alternativa para ampliar e acelerar a vacinação de toda a população.

SÚPLICA DA SERRA - No mês de março, prefeitos da Amures emitiram nota suplicando pela abertura da nova ala do Hospital Tereza Ramos. De lá para cá houve a posse da deputada Carmen Zanotto como Secretária de Estado da Saúde, a ocupação de leitos de UTI apresenta cenário de gangorra: ora 100% de ocupação, ora há vagas, ora há fila de espera. E a súplica dos prefeitos da Serra Catarinense de nada adiantou. Ou seja, a nova ala, um dia entrará em funcionamento para atender todos os serranos. Mas, por enquanto, nem súplica está resolvendo!


Nova ala do hospital em Lages para atender toda a Serra ainda não funciona totalmente. E nem súplica de prefeitos tem ajudado

DINHEIRO CARIMBADO - A nova licitação para a venda da área do município de Anita acontece agora em maio. Houve uma redução de 10% no preço inicial (nada impede que o interessado cubra o valor além daquilo estimado). Prefeito João Cidinei observa que o montante arrecadado nas vendas está carimbado para providências já constante inclusive do projeto que foi enviado à Câmara de Vereadores na busca de aprovação. "O dinheiro será utilizado especificamente e somente para aquilo que foi elencado", cita o prefeito de Anita.

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO - Serão construídas quatro salas da creche, o banheiro público nas imediações da praça na frente da Prefeitura, além de sala para o Conselho Tutelar e ainda para a Secretaria de Agricultura. "Atualmente pagamos aluguel e a ideia é um espaço próprio que permita que deixemos de ter essa despesa", explica o prefeito João Cidinei. Há ainda ideia, se o dinheiro permitir, de construir um pavilhão para o maquinário do município que atualmente fica ao relento. "Tudo será feito a partir de licitação e com os recursos carimbados para isso".

Prefeito João Cidinei tem tudo planejado em relação aos investimentos a serem feitos com recursos da venda de terrenos do município

CAMPO BELO - Acessando os dados dos perfis das vítimas fatais da Covid-19 em Campo Belo do Sul, se observa que apenas três das 16 mortes analisadas não possuíam comorbidades (doenças pré-existentes). A vítima fatal mais jovem foi uma senhora de 35 anos. E o mais idoso, um cidadão que somava 84 anos. A ampla maioria tinha 70 anos ou mais e, se considerar a vítima fatal que não consta no gráfico abaixo, infelizmente, temos o mês de abril como o mais perverso em termos de óbitos. Morreram seis campo-belenses em abril. A mesma quantidade de mortes durante todo o ano de 2020.


Nesta planilha não consta a 17.ª vítima fatal da doença em Campo Belo

DADOS DE ANITA - Município tem quase 12% da população que já foi diagnosticada com Covid-19. A ampla maioria venceu a doença. Com população quase idêntica à de Campo Belo do Sul (na faixa de 7 mil moradores), Anita registra metade dos óbitos confirmados nesse outro município da Região dos Lagos, com 8 vítimas fatais. Com 3.677 pessoas testadas, mais da metade dos moradores de Anita já fez exames de Covid-19.

O DIA DO FICO - Fechamos o mês de abril nesse compasso de espera no sentido de sabermos quem governará Santa Catarina entre maio deste ano e dezembro do ano que vem. Esses 20 meses restantes de governo terá como definição o julgamento da semana que vem, 7 de maio. Há movimento forte nos bastidores para os dois lados (Daniela e Moisés). E qualquer antecipação sobre o que vai acontecer seria mera opinião (e torcida) sem espelhar a realidade. O que temos é uma intensificação por parte do grupo que defende Daniela Reinehr como governadora em definitivo, no sentido de combater a volta de Moisés. E saber que os dois se elegeram juntos e agora estão nesse cabo de guerra!


Aliados de Daniela Reinehr compartilham esse tipo de material defendendo que ela fique em definitivo como governadora de SC

GOLPE DO PIX - Definidos os membros da CPI aberta em Abdon Batista para apurar as circunstâncias do golpe do PIX nas contas da Prefeitura. Vereador Kleber Salmória preside a Comissão com Alfredo Palavro de Relator (ambos são do PSD). Um terceiro vereador do PSD, Valdenir Sutil, e mais Juliano Mecabô e Odair Rosa, ambos do MDB, completam o quinteto da CPI.

SOBRE A CPI - Indagamos ao vereador Alfredo Palavro se o fato do banco ter devolvido o dinheiro não esvaziaria o sentido da CPI. Segundo ele, a ideia do trabalho dos vereadores é esclarecer as circunstâncias. "O Executivo desde o primeiro momento soltou notas de esclarecimento desencontradas. Aí não passa confiança", aponta o Relator da CPI. Segundo Palavro, o acesso à documentação permitirá esclarecer a situação e corrigir eventuais protocolos tornando a situação menos frágil e arriscada, já que se trata de dinheiro público.


Palavro e a busca de dados explicativos sobre o 'golpe do Pix'

CONSÓRCIOS DA AMURES - Na prestação de contas dos dois consórcios da Amures, notícias importantes. Uma é a adesão de Zortéa e Brunópolis ao Consórcio de Saúde, numa evidência de que o modelo tem dado certo. A presidente do Consórcio de Saúde informou ainda que está costurando com a secretária da Saúde (Carmen Zanotto) a retomada de cirurgias de médias complexidades, inclusive pactuando que as mesmas sejam feitas inclusive em dois hospitais aqui da Região dos Lagos (Frei Rogério de Anita e Nossa Senhora do Patrocínio de Campo Belo). A preocupação recai sobre os faltosos a procedimentos marcados. São pelo menos 50 pacientes que marcam, reservam consultas e/ou exames e não aparecem.

LUZ MAIS BARATA - Presidido pelo prefeito Ademilson Conrado (Cerro Negro), o Consórcio de Saneamento (Cisama) está dando andamento, na parceria com a Celesc, no programa Eficiência Energética. Ao todo serão substituídas 1.266 lâmpadas, trocando as tradicionais pelas LED, que consomem menos energia. Segundo o secretário Executivo do Cisama, Selênio Sartori, já está alinhada uma segunda etapa que beneficiará moradores também de Campo Belo do Sul e Capão Alto, com substituição de 1.583 luminárias. O custo será de R$ 1.700.000,00.

Prefeito Ademilson preside o Consórcio Cisama na reunião virtual da Amures

Volta de Moisés: Dos males, o menor? Anterior

Volta de Moisés: Dos males, o menor?

Golpe do Pix vira CPI em Abdon Próximo

Golpe do Pix vira CPI em Abdon

Deixe seu comentário