logo RCN

Coluna Edson Varela

  • - Legenda: Um dos maiores artistas do nativismo na agenda do dia do gaúcho em Anita com o prefeito Henrique e a esposa Luciana Viecelli

Prefeito destrava Campo Belo do Sul

Naquele estilo discreto que caracteriza sua atuação, o prefeito Célio Pereira (PSD), sem alardes, concluiu a fase mais complexa da administração neste período inicial. Recolocou o nome da prefeitura de Campo Belo do Sul na lista daquelas que podem fazer convênios, acessar recursos e implementar parcerias. Falando na Rádio Clube FM, o prefeito citou que o governador Jorginho acenou um recurso na ordem de R$ 8 milhões ao município. “Mas o município não pôde receber esse dinheiro porque não estava com as prestações de contas em dia”.

Tal situação evidencia o significado da falta de cautela de gestores com o tecnicismo que envolve as prefeituras. É preciso garimpar dinheiro e, em chegando a verba pleiteada, a prestação de contas sobre a destinação que é dada se torna tão importante quanto a conquista do recurso. Se observarmos a realidade de Campo Belo do Sul, foram 10 meses nesse purgatório, com as mãos amarradas, sem acessar dinheiro de convênio por causa do pecado da não prestação regular de contas. Que sirva de exemplo e alerta!

CAMPO BELO DO SUL – O mês de novembro começou com um gesto de reconhecimento bem bacana pelos nove vereadores de Campo Belo do Sul. Foram homenageadas nove pessoas que, atuando em seus respectivos setores, contribuem para o crescimento do município. É uma forma de valorizar aqueles que se dedicam nas atividades cotidianas e que têm dos vereadores o reconhecimento.

PADRE, PROFESSORA... – Nesse gesto de reconhecimento em Campo Belo, foram nove pessoas que receberam o título de Cidadãos Campobelense. É o caso da professora Lúcia de Fátima Dal Piva, cujos ensinamentos ajudam em muito na formação de nossos jovens. E também um carinho especial de reconhecimento ao Padre Dionei, pela atuação no município. Que esse tipo de reconhecimento sirva de exemplo para que outros municípios, através de seus vereadores, reconheçam aqueles que ajudam, através de suas atribuições e atuação, a comunidade.

ANITA E CERRO – Uma das ações do poder público de maior resultado social é a regularização fundiária. É a oportunidade para que a família que sempre residiu em determinada área e nunca teve acesso à escritura (por causa do custo do procedimento), tenha o documento. Em Anita Garibaldi o trabalho está concentrado em parte do bairro Nossa Senhora da Glória. O prazo aos moradores que têm interesse na regularização está correndo, devendo buscar informações na prefeitura. Em Cerro Negro houve reunião na quarta-feira, 12, onde a cruzada é outra também importante: O REURB Rural, que permite viabilizar documentação aos que têm propriedade, mas não contam com escritura. Ações muito bem vindas!

ABDON BATISTA – Nenhum outro município tanto da Região dos Lagos quanto da Amures, têm preparado e orientado tanto munícipes e os próprios servidores como Abdon Batista, em relação à implementação da reforma tributária. Trata-se de alterações que entram em vigor já na virada deste mês de novembro, exigindo atenção, dedicação e conhecimento. Vai ter prefeitura patinando no início das novas regras e na implementação do sistema, por causa da demora em buscar atualização. Tomara que não haja perdas!

SOBRE A REFORMA – De tudo que foi implementado e que deve afetar a arrecadação das prefeituras, há um mantra a ser considerado. “O imposto passará a ser cobrado no destino do consumo, e não mais na origem da produção, o que pode afetar cidades de menor consumo. Municípios com economia mais voltada à produção tendem a perder receita, enquanto os grandes centros consumidores podem ampliar sua arrecadação”.

CONTAGEM REGRESSIVA – Para manter o assunto na pauta, o Assessor Parlamentar Juarez Matos, naquelas cruzadas em defesa de demandas que envolvem a Região dos Lagos, mirava lá no primeiro semestre, estar com o projeto de pavimentação da SC-452 (Anita a Abdon), atualizado até o final do ano. Entende que com esse encaminhamento, ficaria (e ficará) mais fácil do governador Jorginho autorizar a licitação. Temos cerca de 30 dias para que o projeto seja atualizado naquela previsão de que isso ocorreria até o final de 2025. Torcida coletiva!

CRISE DO LEITE – Na condição de presidente da comissão de Agricultura, deputado Altair Silva (PP) liderou o debate sobre a crise no setor leiteiro, que afeta inclusive pecuaristas aqui da Região dos Lagos. O problema se concentra no baixo valor praticado pela indústria e na entrada de leite em pó argentino no mercado brasileiro. Tem produtor rural que mira até abandonar a pecuária leiteira porque não está compensando a lida. A solução passa também por decisão política e torçamos que o barulho feito nesta semana na Alesc ajude!

CERRO NEGRO – Em um gesto simpático e respeitoso, a prefeitura de Cerro Negro emitiu nota de pesar pela morte da médica Ivanda Pucci, a primeira oncologista a atuar na Serra Catarinense. Ela foi uma das que lutou para implantação da Unacon (unidade de atendimento de pessoas com câncer no Hospital Tereza Ramos de Lages). Aos 80 anos, com uma vida dedicada à medicina, Doutora Ivanda acabou falecendo em acidente de trânsito (atropelamento) em Lages, onde residia. A médica foi homenageada em vida pela então prefeita Sirlei Kley Varela em Cerro Negro.

 

NOVO BISPO – Monsenhor Gilson Meurer é o nosso novo Bispo Diocesano, a maior autoridade católica na Serra Catarinense. Ele ascende à função no último sábado do ano, 27 de dezembro, em ato ritualístico na Catedral de Lages.

DO NOTICIÁRIO ESTADUAL - Segue o ‘ame-o ou deixe-o’ em relação ao bolsonarismo e as resistência ao nome de Carlos Bolsonaro para ser candidato ao Senado em SC. Deputada Ana Campagnolo (PL) quase foi linchada nas redes ao contrariar ao discurso de seus pares da extrema direita que defendem o ‘vem prá cá’ ao Carluxo.

EM ÂMBITO NACIONAL... – Com a rejeição aos ‘embargos’ da defesa de Bolsonaro, cumprindo-se o prazo processual, o ex-presidente pode trocar a modalidade de prisão ainda antes da virada do ano. Não creio que Bolsonaro vá para a Papuda, mas a essas alturas não dá para duvidar de mais nada!

REGISTRO – Dias atrás ele estava ali na rua coberta fazendo show. Intérprete de verdadeiros hinos do nativismo como Ave Sonora, Funerais e Desassossegos, perdemos nesta semana, aos 80 anos, João Chagas Leite.

Coluna Edson Varela Anterior

Coluna Edson Varela

PT amadurece em Cerro Negro Próximo

PT amadurece em Cerro Negro

Deixe seu comentário