Campeonato Brasileiro de Muay Thai Boran – Brazilian Fighters aconteceu em Esmeralda
EDSON VARELA

-
- Campo Belo também melhorou de um ano para o outro, mas o melhor índice de 2024 é de Anita Garibaldi
Anita, Abdon, Cerro Negro, EUA...
Trocamos dois dedos de prosa no final de semana com o empresário Israel Marcon, do setor madeireiro de Capão Alto. Residindo e trabalhando nos Estados Unidos, ele não esconde a preocupação com os desdobramentos, se confirmada a taxação de 50% sobre produtos brasileiros que adentrarem no mercado americano. “Não há nem como antecipar o cenário porque é uma realidade nova, mas preocupa muito”.
Assistimos ao noticiário meio que dando de ombros para a celeuma da taxação anunciada pelo Presidente Trump, em aparente quebra de braço com Lula, provocada (ou incentivada) pelo clã Bolsonaro. Entretanto, a questão vai repercutir na vida de todos. Da geração de empregos à variação de preços de produtos, tudo terá reflexo a partir da taxação que está para ser implementada no início do ‘mês do cachorro louco’.
Na Serra Catarinense, além do setor madeireiro, o agronegócio sofrerá os efeitos – em se mantendo a taxação dos 50%. “Pode haver uma quebradeira no setor que tem o mercado americano como grande importador”. Disse-nos Arnaldo Moraes, que atua no agro e integra uma das cooperativas com sede em Lages. Foi o tempo que as decisões tomadas em outras partes do planeta não nos afetavam. Agora, um olhar atravessado de um líder político pode alterar o rumo das coisas também na vida da gente. É o fim dos tempos. Dos tempos de sossego, no caso!
PT EM SANTA – É fato a ocorrência de certo acanhamento petista nestes tempos de comando da sigla no Brasil. Nem parece que o fato de ser governo é fator que ajuda a fortalecer o partido, mirando sucesso nas urnas. Exatamente combater isso é o que foca a deputada Luciane Carminatti como proposta para presidir a sigla, na disputa de segundo turno do PED (Processo Eleitoral Democrático). Um dos assessores da parlamentar nos aponta que os votos do deputado Padre Pedro tendem a vir para ela (e não para Fabiano da Luz), e as chances de êxito são grandes. “Não haverá município que se deixará de buscar o fortalecimento”, cita Yuri Amaral, com o qual trocamos mensagem sobre a disputa pelo comando partidário estadual do dia 27. Por sua vez a própria Luciane Carminatti discursa que “queremos construir um partido forte, combativo e enraizado nos territórios, com capacidade de reeleger o presidente Lula, disputar e vencer o governo do Estado e o Senado, e eleger uma bancada ainda maior de deputados e deputadas estaduais e federais”.

MDB NO TRECHO – Porque não se pode discutir fortalecimento partidário somente em época de eleição, emedebistas aqui da Região dos Lagos bolearam a perna até Curitibanos. Foi o encontro regional da Fundação Ulysses Guimarães. “O Brasil precisa pensar o Brasil” é o que aponta esse trabalho da Fundação. “E pensar com os pés no chão da nossa realidade”, complementa o deputado Jerry Comper, uma das principais lideranças emedebistas de SC. “A ideia é planejar a caminhada do ano que vem com antecedência. O MDB está muito bem de nomes para a disputa”, complementa Juarez Mattos que liderou a comitiva anitense no evento.

JUNTOS EM 2026 – De fato, essas mobilizações que o MDB tem feito foca, além do fortalecimento partidário, o projeto eleitoral de 2026. A sigla quer ampliar os espaços tanto na Alesc quanto na Câmara Federal, inclusive porque ao invés de 16, serão 20 vagas em disputa. Os atuais deputados têm buscado diálogo frequente e alguma forma de ajudar os prefeitos emedebistas. Naturalmente, é aceno agora de olho no apoio do ano que vem. No encontro em Curitibanos, prefeitos como Peixe (Vargem), Lúcia Ortiz (Correia Pinto) e Lucimar Salmória (Abdon Batista), integraram-se no debate, inclusive liderando comitivas municipais para o evento regional.

CAPÃO ALTO – Na peregrinação do presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PSD), na Serra Catarinense, ele fez questão de passar por Capão Alto. Ali o parlamentar conta com o apoio da prefeita Sadiana Mello e do grupo que ajuda a governar o município. O rumo político de Garcia para a eleição do ano que vem ainda não está bem claro. Mas pode ir da busca de uma vaga à Câmara Federal até à condição de candidato a vice numa das chapas ao Governo do Estado.

TREVO DA COXILHA – Por falar em Capão Alto, consta que há dúvida da retaguarda jurídica sobre a obrigação da prefeitura em implantar e iluminar o trevo da SC-390 com a BR-116 no acesso à Coxilha Rica. Entretanto, há entendimento que manutenção de iluminação pública, mesmo em rodovia federal e estadual, é atribuição de prefeituras. Isso porque é o município que arrecada TIP (Cosip), a taxa de iluminação. Logo...
DE VARGEM – Nas peleias no trecho, trocamos dois dedos de prosa com o prefeito Peixe. Nesse meio ano de gestão já conseguiu organizar a administração e superar algumas dificuldades encontradas ao assumir. Tem focado bastante o trabalho no interior, atendendo demandas de infraestrutura nas estradas. “Com a experiência do mandato anterior é possível aperfeiçoarmos ainda mais o trabalho. Mas os tempos são outros e exigem ainda mais foco e dedicação para buscar resultados”, observa o prefeito de Vargem.

VÍCIOS NAS PREFEITURAS – Conversando com mais de um gestor aqui da Região dos Lagos sobre esses primeiros seis meses dos novos governos municipais, um assunto é comum: o combate aos vícios existentes dentro da estrutura pública. “Os próprios servidores, assim como os fornecedores passam a entender que certas práticas são normais. E até você conseguir combater esses vícios, gasta-se tempo que poderia ser utilizado para outras frentes de ações”. Desde a questão de horário de expediente até o uso de maquinário e estrutura pública exigem pulso firme para tentar entregar mais e melhores serviços à população.
DE ANITA A CAPINZAL – Depois de 27 anos atuando na Alegria FM aqui em Anita Garibaldi e na rádio de Celso Ramos, inclusive com colaboração aqui na firma (Correio dos Lagos), o colega Nylcinho Mota se lança em novo desafio. Já a partir desta sexta-feira, 18, ele estreia em Capinzal, onde atuará nas manhãs da Rádio Nativa FM e na redação no período da tarde. Nylcinho deixa um legado de trabalho aqui em Anita onde, por certo, mantém as portas abertas para, em querendo, retornar as lidas por aqui. Mas em nome do desafio está de mala e cuia residindo em Capinzal.

ENSINO EM ANITA – Merecem aplausos os profissionais da Educação aqui de Anita Garibaldi. A razão se refere aos bons índices de alfabetização de alunos nos dois últimos anos. Em 2023 ficou entre os três melhores índices da Amures. E ano passado, nenhum município da Serra Catarinense alfabetizou mais que Anita Garibaldi. Cerro Negro deu uma reagida boa de um ano para o outro, como aponta a tabela.

Deixe seu comentário