logo RCN

Professores de Curitiba, estiveram em Anita Garibaldi para roda de conversa com parkinsonianos

A terça-feira, dia 06 de janeiro, foi de troca de experiências e informação promovida pela Doutora e coordenadora do Projeto Estímulo, Kátia Pruss e o professor Doutor Antônio Carlos.
O casal atua na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba e há mais de 15 anos convivem com a Doença de Parkinson através da mãe da Kátia que teve Parkinson e por longos onze anos, contou com os cuidados da filha e do genro.
A roda de conversas aconteceu na Praça da Justiça em Anita Garibaldi e contou com as presenças do prefeito Henrique Menegazzo, a vice-prefeita Vera Matos, vereadores, profissionais da saúde, pessoas que possuem a doença de Parkinson, familiares e a comunidade.
O objetivo da roda de conversas foi trazer a comunidade anitense e principalmente as pessoas que possuem parkinson, temas voltados a qualidade de vida, aceitação da doença, cuidados dos familiares e rede de apoio.
O Projeto Estímulo, existe há 7 anos e surgiu de uma necessidade pessoal da professora Kátia. “ O projeto surgiu de uma necessidade pessoal, tudo o que conheci de parkinson foi através da minha mãe e se ela não tivesse parkinson eu não teria conhecido essa realidade, buscado estudar, conhecer e desenvolver esse projeto que hoje conta com a colaboração de várias pessoas, estudantes, voluntários, familiares e nosso objetivo é divulgar, falar sobre o parkinson e desmistificar a doença, pois ainda falta muita informação”, comentou Kátia que conta com o auxilio da universidade para realizar essas atividades em outras cidades e estados do país.
O Projeto Estímulo não é voltado somente para doença de parkinson, mas também para outras doenças neurodegenerativas como e Alzheimer, Esclerose Múltipla, Demência entre outras.
“Essas são doenças longas, com várias etapas e é preciso também cuidar de quem cuida, pois é muito desgastante, por isso a importância da sociedade estar cada vez mais engajada e ter conhecimento. Precisamos da ajuda de todos seja do paciente, familiares, do poder público através de políticas públicas que venham de encontro as necessidades dessas pessoas e seus familiares”, destaca.
Hoje, além das rodas de conversas, o projeto também possui canal no youtube, onde são realizas lives para falar sobre diferentes temas relacionados a doença.
Até ano passado, as pessoas que possuem a doença de parkinson em Anita Garibaldi, participavam do projeto Coletivo Inclusão, neste ano o projeto encerrou suas atividades e os parkinsonianos novos apoios e projetos para continuarem seus encontros, atividades e a inserção na sociedade, afinal, o que eles mais precisam é de estímulo, apoio e movimento, mesmo que seja cada um em seu ritmo, tempo e gostos.
Quem quiser acompanhar o trabalho desenvolvido pelo proejto, basta acessar o canal no youtube: Projeto Estímulo, Instagram: @projeto.estimulo, Facebook: Projeto Estímulo.

Gestão eficiente que gera resultados para Abdon Batista Anterior

Gestão eficiente que gera resultados para Abdon Batista

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026 Próximo

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Deixe seu comentário