Governador sanciona lei que proíbe banheiros de gênero neutro nas escolas de SC
Balsa dos Machados está interditada pela Marinha
Exigências da Marinha para liberação do uso da balsa vão desde placas de sinalização até extintores
A Prefeitura Municipal de Campo Belo do Sul, responsável pela balsa localizada no rio Caveiras, na comunidade dos Machados, divisa com o município de São José do Cerrito, foi notificada pela Marinha do Brasil no dia 22 de janeiro e diante da situação, a balsa foi interditada, tendo a prefeitura o prazo de 90 dias para adequação e liberação do transporte fluvial.
A balsa foi entregue à comunidade no dia 20/02/2006, portanto são 12 anos atendendo a comunidade que está distante cerca de 52km da sede do município e utiliza a balsa para deslocamento ao município vizinho de São José do Cerrito e posterior a BR-282.
Na manhã de terça - feira (27), técnicos da prefeitura estiveram vistoriando o local e avaliando a solicitação e exigências da Marinha, a qual apontou a falta de coletes salva - vidas e local para armazená-los, placas de sinalização e horário, extintor, rampa, abrigo para passageiros, a balsa não possui sistema de proteção de transbordo entre outros pontos elencados.
A balsa é manual, e após a morte de um rapaz, o qual tentou atravessar o rio pelo cabo de aço, as denúncias à Marinha se tornaram constantes, o que fez com que o órgão vistoriasse o local e interditasse a balsa, até que as exigências sejam atendidas pela Prefeitura Municipal.
A administração municipal já está realizando os levantamentos solicitados e providenciando as exigências da Marinha. Mesmo tendo um prazo de 90 dias para as adequações, a administração acredita que em breve a balsa retome o transporte de carros e passageiros, porém frisa que está interditada e não pode ser utilizada.
O balseiro é funcionário da Prefeitura Municipal e o fiel depositário da embarcação, sendo ele responsável pela balsa, diante de documentação assinada pela Marinha.
A capacidade da balsa é de 15 toneladas, podendo transportar dois veículos e 12 pessoas. Ela atende gratuitamente a população em horário normal da prefeitura. A administração destaca também que não existe uma parceria com a prefeitura do município de São José do Cerrito e toda a manutenção é realizada pelo município de Campo Belo do Sul, inclusive a contratação do balseiro.


Deixe seu comentário