No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908
O dia do soldado é comemorado em 25 de agosto. A data foi escolhida por ser o dia em que nasceu Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias, e tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro.
Duque de Caxias nasceu no ano de 1803 e com pouco mais de 20 anos já era capitão, foi patrono do Exército Brasileiro, defendendo e lutando pelo Brasil em confrontos internos e externos.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo deriva do latim solidarius - alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) e no mesmo ano recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Na estrutura do Governo Brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. E inclusive, presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.
Parabéns aos soldados, que bravamente se dedicam a zelar pela vida de uma nação, que com coragem enfrentam os perigos sem temer as consequências.
Deixe seu comentário