Atualmente, grande parte dos casais optam por ter filhos após os 35 anos. Este período coincide com o declínio da fertilidade na mulher. A diminuição do potencial reprodutivo, reserva ovariana, é a consequência do envelhecimento natural dos ovários.
Taxas de gestação menores, maior incidência de abortamento e de malformações congênitas refletem no envelhecimento e diminuição da qualidade do óvulo, ocorrendo gradual e naturalmente com a idade. Além disso, a possibilidade do aparecimento de doenças ginecológicas que diminuem a fertilidade, como infecções pélvicas e endometriose, aumenta com a idade, tornando a gestação uma tarefa mais difícil.
Mapa dos Riscos da Gravidez Tardia
Aborto: com o aumento da idade o risco de aborto também aumenta. Dos 35 aos 39 anos de idade, o risco de aborto é 20% maior que aos 20 anos. Dos 40 aos 44, o risco de aborto aumenta para 50%.
Diabetes gestacional: Aos 35 anos de idade, a mulher tem 2 vezes mais chance de desenvolver diabetes gestacional.
Problemas com a placenta: Depois dos 30 anos de idade a probabilidade de problemas com a placenta é 2 vezes maior, e aos 40 é 3 vezes maior. Este problema pode causar hemorragias durante o parto, colocando em risco a mãe e o bebê.
Parto prematuro: Uma mulher acima dos 40 anos de idade tem uma probabilidade de mais de 40% de ter um parto prematuro do que uma mulher na casa dos 20. Os bebês prematuros têm maior risco de desenvolver problemas de saúde. Uma mulher com mais de 40 anos também tem maior risco de dar à luz um bebê com peso abaixo do recomendado.
Pressão sanguínea elevada: A pressão arterial alta pode desenvolver-se no primeiro trimestre da gravidez, também conhecida como hipertensão na gravidez ou no seu estado mais grave pré-eclâmpsia. Esta condição é mais comum em mulheres com mais de 35 anos de idade.
Outra complicação comum nas gestações tardias são as doenças genéticas. A principal é a síndrome de Down:
Tabela: Risco de anormalidade cromossômica em recém-nascidos, conforme a idade materna (modificado de Hook EB, 1981
Deixe seu comentário