Festival Cultural Campo & Arte resgata tradições serranas e mobiliza a comunidade de Capão Alto
OLHO NO OLHO
FALANDO DE EDUCAÇÃO
Nesta edição tivemos a oportunidade de entrevistar o professor MILTON PASCHOAL BORGES, que reside e trabalha em Anita Garibaldi desde 04 de março de 1968, há mais de 40 anos, para falar da educação municipal.
Correio dos Lagos- Como o senhor vê a educação em Anita Garibaldi?
Professor Milton
- A educação de nosso município está passando por uma transformação, que exige mudanças e comprometimento por parte de toda comunidade escolar. Tenho certeza que estas dificuldades serão superadas, pois 99% da equipe educacional é graduada e pós-graduada.Correio dos Lagos ? Como o senhor explica que Anita Garibaldi é um dos 26 municípios do estado que não alcançaram o mínimo exigido pelo MEC?
Professor Milton ? Quando o MEC divulgou o resultado da Prova Brasil realizada em 2005, em que o ensino de 1ª a 4ª série, numa escala de 0 a 10 , tinha média 3.1 e de 5ª a 8ª , 3.5 , não acreditamos e fomos a campo verificar a verdade .
Correio dos Lagos - O que realmente existe de verdade?
Professor Milton ? Fizemos um diagnóstico geral , através de um teste de sondagem com todos os alunos da rede municipal. Constatamos que o MEC estava com a razão .
Correio dos Lagos - Por que o MEC está com a razão ?
Professor Milton ? São muitos os fatores que podem determinar esse resultado, desde a falta de comprometimento, planejamento, avaliação, material didático, espaço físico, transporte muito longo, escolas multi-seriadas, onde os alunos recebem de uma a duas horas de aula por série ao invés de quatro, começando aí a defasagem de conteúdo e por fim a falta de auto-estima dos profissionais da educação .
Correio dos Lagos - A Secretaria de Educação nestes dois anos de sua gestão, fez alguma coisa para melhorar a qualidade da educação?
Professor Milton ? Procuramos trabalhar com o ser humano , pois é por ele e para ele que a escola existe .
Buscamos uma maior integração entre a Secretaria e os profissionais da educação;
Promovemos curso de formação geral , alfabetização e letramento ;
Requisitamos um professor com especialização em orientação educacional para desempenhar a função, junto com a educação infantil, e um professor com especialização em supervisão escolar para desempenhar a função na Escola de Ensino Fundamental José Borges da Silva.
Deixamos um orientador e um supervisor com período integral, para dar um maior atendimento aos núcleos e escolas multi-seriadas;
Procuramos estabilizar a permanência do professor no trabalho, relotando e alterando a carga horária, de acordo com a necessidade do município. Pois muitos destes estavam sem lotação, devido a movimentação das barragens.
Já estamos vendo os resultados, na Prova Brasil, realizada em 2007, melhoramos um ponto .Para muitos pode parecer pouco, mas para o MEC esta melhoria estava prevista para 2012.
Correio dos Lagos- Na sua opinião qual é o maior dificuldade de aprendizagem?
Professor Milton ? A melhoria da qualidade da educação passa pela alfabetização. É o ponto chave. A alfabetização é um processo que requer tempo e paciência, não podemos queimar etapas de desenvolvimento da criança, por isso a pré escola é tão importante.
Correio dos Lagos ? Por que a necessidade de capacitar os professores graduados e pós-graduados?
Professor Milton ? Vivemos em um mundo que está em constante transformação, por este motivo há a necessidade dos educadores estarem sempre se atualizando, para poderem sanar as dificuldades de aprendizagem e do dia-a-dia, que são reflexos da sociedade em que vivemos.
Correio dos lagos ? Por que o MEC mandou recentemente um técnico para Anita Garibaldi?
Professor Milton ? Porque o nosso município é um dos 26 que tiveram baixo rendimento escolar. Esse técnico veio ajudar a elaborar o PAR (Plano de Ações Articuladas), a partir das dificuldades citadas acima e do compromisso que assumimos ao assinar um Termo de Cooperação Técnica do Plano de Metas ? COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO.
Correio dos Lagos - Fale um pouco mais sobre este compromisso. Quem é o responsável?
Professor Milton- Quem assumiu esse compromisso foi o município, o secretário e o prefeito apenas o representaram.
Alguns dos principais itens deste COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO:
Assistência técnica do MEC ao município:
Capacitar todos os envolvidos com a educação, inclusive os conselheiros escolares;
Práticas pedagógicas e avaliação;
Melhorar a infra-estrutura e recursos pedagógicos : disponibilizar recursos para implantação de pólos escolares para atender a educação infantil e o ensino fundamental de 1ª a 9ª série, nas localidades de : Vila Aliança, Marmeleiro, Lagoa da Estiva, encruzilhada da Cachoeirinha e no Centro com dois pólos: um para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental;
Gostaria de destacar que os Pré -projetos já estão no MEC e que o PAR de nosso município também já foi aprovado pelo governo federal;
Correio dos Lagos ? O senhor acha que é válida esta mudança do ensino fundamental para nove anos?
Professor Milton ?Sim. O nosso município implantou o ensino de nove anos de forma gradual .Em 2007 a 1ª série , em 2008 a 2ª , em 2015 estaremos com a nona série em todas as escolas .
É bom deixar bem claro que não houve no ensino de nove anos aumento de conteúdo, mas sim, um maior tempo para aprender, onde os educandos tem dos 6 aos 8 anos para serem alfabetizados.
Correio dos Lagos ? O senhor sai da Secretaria de Educação realizado?
Professor Milton ? Saio muito realizado, a melhoria da qualidade da educação é uma meta a longo prazo, nestes dois anos deixamos engatilhado tudo o que precisa ser feito para começar a melhorar a qualidade do ensino, a semente já foi plantada basta cultivarmos para que no futuro possamos colher os frutos. Saio com a certeza, de que a união faz a força, e agradeço toda a equipe de profissionais da Secretaria da Educação, diretores, secretários, técnicos, especialistas, professores e demais funcionários, que não mediram esforços para atingirmos os objetivos propostos.
Nada podemos cobrar, se não houver auto-estima e estima por aquilo que fazemos e ainda condições de qualidade de vida de acordo com a responsabilidade que a profissão exige. Agradeço a todos que acreditaram em mim, em meu trabalho, em especial ao senhor prefeito Rui Cândido Duarte pelo convite e por todo o apoio prestado durante esses dois anos. Desejo a toda a comunidade escolar um Feliz Natal e muitas realizações no ano que se aproxima , que todos os seus sonhos tornem-se realidade!
Deixe seu comentário