logo RCN

Olho no Olho

Com Luis Otavio Pohlmann

O entrevistado desta edição é o delegado de polícia, Luis Otávio Pohlmann. Ele assumiu recentemente a delegacia de polícia da Comarca de Anita Garibaldi. Luis Otavio, é natural de Santa Maria/RS. O novato delegado, 27 anos, chega com uma grande motivação e promete entre outras coisas, colocar em dia o expediente da delegacia, além de trabalhar muito a fim de restabelecer um pouco da tranquilidade à população local.

Correio dos Lagos - Pelo que sabemos, essa é a tua primeira experiência como delegado de polícia. Apesar do pouco tempo, o que tem a dizer sobre o trabalho?

Luis Otávio Pohlmann- O trabalho é muito gratificante. Trabalhar em benefício de uma coletividade, saber que estão esperando uma atitude minha e de meus colegas para solucionar determinado caso. Temos uma parcela do poder em nossas mãos, e devemos usá-lo para o benefício de todos.

Correio dos Lagos - Antes de assumir o cargo de delegado, quais as outras funções que ocupou na carreira profissional?

Luis Otávio - Minha carreira profissional, posso dizer que iniciou no mês de julho do ano de 2000, quando iniciei o Curso de Direito, no Centro Universitário Ritter dos Reis, em Canoas/RS. Já no segundo semestre do curso, comecei a fazer estágio num escritório de advocacia em Porto Alegre/RS. No ano de 2003, fui classificado numa seleção para estágio para trabalhar na Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, onde fiquei 2 anos, até me formar, em setembro de 2005. No final de 2005, já aprovado no Exame de Ordem, comecei a advogar de forma autônoma na cidade de Porto Alegre, principalmente nas áreas criminal e trabalhista. Exerci a advocacia até a aprovação no concurso público para o cargo de Delegado de Polícia do Estado de Santa Catarina, em Julho de 2008. Desde 2007 lecionei em Curso Preparatório para Concursos na cidade de Porto Alegre as disciplinas Direito Constitucional e Direito Administrativo. Em suma, há oito anos o Direito anda junto comigo.

Correio dos Lagos - Qual a primeira impressão que teve do município de Anita Garibaldi?

Luis Otávio - Fazia dez anos que morava em Porto Alegre/RS, cidade com quase um milhão e meio de habitantes, e vir para uma cidade com dez mil habitantes, é uma mudança significativa. Mas, mesmo sendo natural de Santa Maria/RS, até os 17 anos morei no interior de Restinga Seca/RS, logo a adaptação foi mais rápida. Hoje, com pouco mais de um mês na cidade, estou gostando de morar aqui. A qualidade de vida de uma cidade do interior não se compara com a loucura, que é Porto Alegre/RS. As pessoas da cidade me recepcionaram muito bem, já tenho alguns amigos locais, mesmo com pouco tempo na cidade. E mais, Anita Garibaldi tem muito da cultura gaúcha, o que facilitou a minha chegada.

Correio dos Lagos - Como encontrou os trabalhos na comarca de Anita Garibaldi?

Luis Otávio - Há tempos que a Delegacia de Polícia de Anita Garibaldi/SC, estava sem delegado de polícia, e mais, nos últimos meses sendo comandada por um único policial, o que prejudica o andamento dos trabalhos. Assim, encontrei uma delegacia meio abandonada, com muitos procedimentos atrasados e com poucos policiais, e ainda com alguns instrumentos de trabalho ultrapassados, mas nada que não podemos solucionar com muito trabalho e boa vontade.

Correio dos Lagos - Quais serão as suas prioridades como delegado de polícia, e principal responsável pela segurança na cidade?

Luis Otávio - Ser o principal responsável pela segurança na cidade é um exagero ? tenho outros policiais lotados na Delegacia, temos a Polícia Militar e ainda, o Corpo de Bombeiros militares, todos unidos para vencer o crime ? mas a principal prioridade como Delegado de Polícia no momento é colocar em dia o expediente da Delegacia, muitos procedimentos, por exemplo, estavam parados há seis meses, outros até mais. Então, temos que concluí-los. Outra prioridade, trabalhar muito a fim de restabelecer um pouco da tranquilidade à população de Anita Garibaldi/SC, fazendo com que se sintam seguros na cidade em que escolheram para viver.

Correio dos Lagos - Como avalia o índice de ocorrências na região?

Luis Otávio - O índice de ocorrências na região não é muito grande, é possível trabalhar com o devido cuidado para cada caso. O que prejudica um pouco são os procedimentos atrasados, os quais devem ser concluídos, e ao mesmo tempo, novos casos que estão chegando, mas acreditamos que até meados de março, a situação já esteja sob controle.

Correio dos Lagos ? Pode citar as principais ocorrências registradas?

Luis Otávio - As principais ocorrências que chegam ao nosso conhecimento, são:

- Violência doméstica;

- Furtos, seja na cidade ou no interior;

- Ameaças.

Correio dos Lagos - Quantos policiais estão lotados em nosso município?

Luis Otávio - Estão lotados na Delegacia de Polícia do Município cinco policiais civis, são eles:

Delegado de polícia ? Luís Otávio Pohlmann

Escrivão de polícia ? Rocchel Amaral da Silva

Comissário de polícia ? Cristiano Lino da Silva

Investigador policial ? Jaílson José Calheiro

Investigador policial ? Uilson José dos Santos

Os quatro primeiros assumiram suas atividades no dia 22/12/2008.

Correio dos Lagos - Considera esse número suficiente?

Luis Otávio - Suficiente ainda não posso afirmar, mas que é um número expressivo, considerando informações que me chegaram, segundo as quais é o maior número de policiais que a Delegacia de Polícia da cidade já teve. Assim, trabalhamos da seguinte maneira. O delegado e o escrivão cumprem expediente diário, das 8 às 12hs e das 14 às 18hs. Os demais revezam em plantões de 24/48horas, já que temos a orientação de que a Polícia Civil deve funcionar durante as 24 horas do dia.

Devo salientar, que o delegado e o escrivão de polícia ainda devem cumprir, em média, três plantões mensais na Central de Polícia de Lages/SC.

Correio dos Lagos - Já tomou conhecimento sobre o uso de entorpecentes em Anita Garibaldi e região?

Luis Otávio - O uso de drogas está disseminado em todos os lugares, e aqui não seria diferente. Já realizamos, juntamente com a Polícia Militar, a prisão em flagrante de uma pessoa por tráfico de drogas, em pleno dia de Natal. Havendo traficante, há usuários. Mas seja usuário ou traficante, saibam que a Polícia Civil está trabalhando forte no combate às drogas.

Correio dos Lagos - Pretende utilizar-se de alguma tática ou ação para coibir o tráfico e o uso de substâncias proibidas que causam dependência entre as pessoas?

Luis Otávio - A principal tática ou ação a ser desenvolvida é criar um sentimento de confiança nas pessoas da sociedade, fazendo com que elas venham a nos auxiliar no combate às drogas. A maioria dos policiais civis da cidade não reside aqui, salvo engano meu, apenas eu optei por residir aqui, mas vim de fora. Não conhecemos bem a cidade, os pontos de venda de drogas, logo precisamos do auxílio daquelas pessoas que pensam como nós, de que o tráfico de drogas deve ser erradicado.

As demais táticas e ações fazem parte do nosso sigilo profissional, mas estaremos empregando-as.

Correio dos Lagos - É sua intenção permanecer um bom tempo por aqui?

Luis Otávio - Na minha profissão a troca de cidades ocorre com muita freqüência, a Polícia Civil ainda não goza da garantia da inamovibilidade, que gozam os juízes e promotores. Mas se depender de mim ficarei um bom tempo por essas terras.

Correio dos Lagos ? Descobrimos por acaso, que uma de suas paixões é o Grêmio de Futebol Porto Alegrense. Como surgiu essa devoção pelo tricolor dos pampas?

Luis Otávio - Desde pequeno sou torcedor do Grêmio FBPA, clube de maior torcida do Rio Grande do Sul. Entendo que a devoção ao tricolor gaúcho deu-se, principalmente, por influência de amigos da infância, já que em grande maioria eram gremistas. E mais, tive o prazer de acompanhar o Grêmio de 1995, momento em que aprofundou meu sentimento pelo time, já que era uma loucura ver os jogos do Grêmio comandado pelo Felipão, desde as defesas inacreditáveis do Danrlei, os \"carrinhos\" na medida do Dinho, e os gols do Jardel. Em 2005, o título do brasileirão ? série B ? na famosa batalha dos aflitos, consolidou ainda mais a paixão pelo Imortal Tricolor.

Correio dos Lagos - Sabemos, também, que curte um bom jogo de bola. Gosta mais de futsal, futebol sete ou de campo? Gostaria de revelar em qual posição prefere jogar?

Luis Otávio - Bah, curto muito um jogo de futebol. \"Jogar bola\", é meu esporte preferido, assim como uma boa corrida, e tenho preferência pelo futebol de campo, mas jogo qualquer outra modalidade, futsal, futebol sete, e até na areia. Prefiro jogar na defesa, porém quando morava ainda no interior do Rio Grande do Sul, jogava como goleiro, inclusive tendo disputado o campeonato municipal da minha cidade, nesta posição.

Correio dos Lagos - A leitura é um habito que costuma desfrutar nas horas de folga. Pode citar algumas obras que leu nos últimos meses?

Luis Otávio - Gosto muito de ler e estudar. Desde que me formei a leitura principal foi acerca de assuntos jurídicos, porque estava me preparando para concursos públicos. Aprofundei o estudo também nas disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo, já que lecionava estas matérias. Agora, nomeado num cargo público, ao meio da correria de mudanças de domicílio, estou lendo um livro escrito por um amigo e colega, o Dr. Landro Oviedo, cujo nome é \"A Infância de Manoelito de Ornellas em sua Terra Xucra\".

Correio dos Lagos ? E para finalizar, deixe uma mensagem aos nossos leitores.

Luis Otávio ? Quero dizer que a sociedade de Anita Garibaldi conta com uma polícia voltada ao combate à criminalidade, e para isso precisa do apoio de todos. Sendo assim, disponibilizamos os telefones da Delegacia de Polícia para que a população nos auxilie nessa luta. Se não quiser se identificar, que faça uma denúncia anônima. Mas não deixem de denunciar para que possamos coibir todos os tipos de criminalidade.

POLÍCIA CIVIL: 197; (49)3543-0190 ? (49)3543-0391 das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs

Anterior

ENVELHECIMENTO E JUVENTUDE parte 2

Próximo

Olho no Olho

Deixe seu comentário

Entrevista