logo RCN

A moda agora é o Selfie

 No mês de agosto comemora-se o dia mundial da fotografia, que é em 19/08. Entre comparações sobre os primeiros registros fotográficos e a tecnologia, que atualmente facilita esse meio, percebe-se a mudança de comportamento das pessoas.

Se antigamente era preciso esperar a revelação dos filmes fotográficos para ver o resultado das fotos, hoje em segundos é possível visualizar a imagem. Isso sem contar com os celulares que dispõem de câmera frontal, que são uma espécie de espelho que fotografa.
Diante das facilidades tornou-se fácil se autofotografar, e com o apoio da internet, principalmente das redes sociais, a popularização das imagens é feita em poucos instantes.
Basta esticar o braço, posicionar a câmera e clicar, pronto: eis um selfie. A palavra em inglês é traduzida como autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet. E você, o que pensa sobre isso?
Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto e pode estar em segundo plano um grupo de pessoas, algum ponto turístico, uma situação inusitada e até mesmo celebridades.
De acordo com um site de pesquisa sobre assuntos relacionados a língua estrangeira inglês,  a palavra selfie já está solta no mundo desde o ano de 2002. Ao que tudo indica ela apareceu pela primeira vez em um fórum australiano. Curiosamente, ela só ganhou notoriedade recentemente pelo fato dessa mania de tirar fotos de si mesmo e postar em uma mídia social ter virado febre. O uso da palavra cresceu absurdamente nos últimos anos e por isso foi eleita, ainda em 2013, a palavra do ano pela turma do Oxford Dictionary.
O ato de registrar tornou-se necessário em qualquer momento e em algumas ocasiões há pessoas que colocam em risco a própria vida para se fotografar com algo, como foi o caso de um jovem australiano que arriscou registrar um selfie perto de um tornado. Há ainda, aqueles que veem na exposição uma necessidade de sobrevivência.
A internet tem um alcance incalculável, por isso no ato de publicar é importante pensar e avaliar este conteúdo. Se tratando de imagem o risco aumenta, já diz o velho ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras.
 
Entrevista Wanderley José Corona Anterior

Entrevista Wanderley José Corona

Próximo

A SOCIEDADE E AS CRIANÇAS

Deixe seu comentário