logo RCN

PSol realiza convenção neste sábado, em Florianópolis

Encontro, que será acompanhado pela Agência Adjori de Jornalismo, deve homologar as pré-candidaturas ao governo do Estado e do Senado

 Cerca de 150 filiados ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) são esperados no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, na manhã deste domingo. A Agência Adjori de Jornalismo fará a cobertura do evento.


O encontro deve homologar as pré-candidaturas do vereador Afrânio Boppré ao governo de Santa Catarina e do deputado estadual Sargento Soares ao Senado. Os dois nomes já tinham sido aprovados em Conferência Eleitoral do partido, realizada no dia 16 de março.

Além dos nomes ao Governo e ao Senado, a convenção deve homologar as candidaturas proporcionais de deputados estaduais e federais, debaterá a possibilidade de uma eventual coligação com o PCB e com o PSTU, assim como aprovará os demais nomes para compor a chapa majoritária (vice e suplentes de senador).

O período autorizado pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos realizem suas convenções partidárias, definindo as composições e alianças para as eleições de outubro começou no último dia 10. Ainda assim, a maioria dos partidos deve realizar os eventos nos dois dias finais do prazo legal. A explicação está nas alterações de contexto político que podem ocorrer a qualquer momento. A decisão final ocorre justamente durante a convenção.


Confira a agenda das siglas no Estado:

15 de junho 
- PSOL, na Assembleia Legislativa (ALesc). A sigla afirma sairá com chapa pura e o encontro definirá os candidatos ao governo e ao Senado entre o vereador Afrânio Boppré e o deputado Sargento Amauri Soares.

26 de junho - PSDB, na Alesc. O partido deverá confirmar a candidatura de Paulo Bauer ao governo do Estado. As coligações ainda estão em discussão.

28 de junho - PCdoB, na Assembleia Legislativa. Deverá ser decidido se o partido fará coligação com PT ou PSD. Informações dão conta de que existem correntes internas nos dois sentidos.

29 de junho - PMDB, na Alesc. Ao que tudo indica deverá ocorrer a confirmação do apoio a Raimundo Colombo. Entretanto, não está descartada a possível candidatura do senador Luiz Henrique da Silveira ao governo do Estado.

29 de junho - PDT, em São José. O partido pretende definir a aliança, se será com o PT ou o PSD. Também será discutida a formação política de alianças na proporcional.

30 de junho - PT, na Alesc. O partido deverá homologar a candidatura de Claudio Vignati ao governo do Estado. A sigla aguarda a definição de coligação na majoritária e na proporcional.

30 de junho - PSD, na Assembleia. Deverá confirmar a candidatura de Raimundo Colombo à reeleição. O objetivo também é reunir os membros de todas as siglas que estão apoiando a chapa.

30 de junho - PP, acontecerá no mesmo local e horário da convenção do PSD. A sigla deverá confirmar a coligação com o PSD e o apoio a Colombo.

30 de junho -
 Dem e PPS, na sede de cada um dos partidos. Os Democratas devem apoiar o PSDB e o PPS deve confirmar o apoio ao PSD.

30 de junho - PR, na Alesc. Serão discutidas as possibilidades de alianças de apoio ao candidato ao governo do Estado e anunciadas as candidaturas próprias.

30 de junho – PSB, na Alesc

Anterior

CNDL e SPC apontam queda de 8,63% nas vendas do Dia dos Namorados

Próximo

Bem-estar

Deixe seu comentário