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LER MAIS

 O que fazer para que os estudantes leiam mais? 

Os pais devem ter o livro como um instrumento com que a criança mantenha um relacionamento íntimo, no qual vai aprender lições que ajudarão na sua formação posterior.
Quieto no meu canto, acompanho o voo lindíssimo dos beija-flores. Penso em Machado de Assis, Umberto Eco, Fernando Pessoa, João Ubaldo Ribeiro,   na beleza das músicas de Tom Jobim e sua identificação com a Mata Atlântica, na riqueza do meio ambiente. Lembro de Monteiro Lobato: “Os analfabetos funcionais são aqueles que aprenderam a ler e não leem”. Lê-se hoje em dia por motivos variados, como nos diz Arnaldo Niskier: “Lê-se por hábito, por entretenimento, pelo simples dever, na busca de informações, para realizar uma pesquisa universitária, por motivos religiosos ou até mesmo para preencher a própria solidão. O que não pode é deixar de ler, pois na variedade dos livros encontram-se atrações para todos os gostos”. 
Os pais devem considerar o livro como um instrumento com que a criança tenha um relacionamento íntimo, no qual vai aprender lições que ajudarão muito na sua formação posterior. O pré-escolar é o grande momento onde deve haver um estímulo à leitura. Essa relação deve ser bem natural, e de forma lúdica, em casa e na escola. Mas temos uma grande preocupação com o que a criança realmente deseja. Afinal, o que ela pensa sobre os títulos à disposição? Sendo ela a maior interessada, é justo um levantamento nacional sobre as aspirações do público infanto-juvenil: evitaria o pseudodidatismo de muitas obras.
O que fazer para que os estudantes leiam mais? A resposta não é simples. Os professores podem discretamente variar a oferta literária, entendendo que literatura não é  língua somente. O bom professor, que estimula o gosto de ler, promove a leitura acompanhada, dialogada, comentada, leitura a dois etc., para identificar com os alunos a existência de uma obra de arte literária. Quando ocorre a descoberta, não há dúvida, estamos diante do intrincado e maravilhoso mundo da literatura. É o campo de ação das salas de leitura, que devem ser estimuladas em todo o Brasil.
 
Referência:
VALENTE, Nelson. O que fazer para que os estudantes leiam mais? Diário Catarinense, Florianópolis, 16 de julho de 2014.
 
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