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Fusca, uma eterna paixão de muitos brasileiros

Entre tantas datas comemoradas neste mês de janeiro, uma em especial chama a atenção, principalmente daqueles que têm paixão por carros.

No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia Nacional do Fusca, isso mesmo, o dia de um dos veículos mais amados do país. Em 2019 a produção nacional do Volkswagen Fusca comemorou 60 anos. Em 3 de janeiro de 1959, o primeiro Fusca legitimamente brasileiro saia das linhas de produção da unidade industrial de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), porém o modelo já era montado no país anteriormente, mas com componentes importados.

O título de carro mais vendido do Brasil pertenceu ao Fusca por longos 23 anos. O modelo assumiu essa posição já em 1959, quando foi nacionalizado, e por lá permaneceu até 1982.

Outra curiosidade que envolve o Volkswagen Fusca, é que ele foi o primeiro veículo brasileiro a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas, já em 1969. Na história, é o quarto automóvel mais fabricado do país, perdendo apenas para o Gol, Uno e Palio, porém vale ressaltar que estes outros automóveis tiveram alterações e o fusca permaneceu fiel em seu projeto original.

O fusca lhe acompanha há 17 anos

O primeiro carro a gente nunca esquece, e para o anitense Adriano Ciryno de Freitas, as recordações do primeiro carro, podem ser vivenciadas diariamente. O fusca 1976 adquirido quando ele ainda nem habilitação tinha, faz parte não só da sua vida, mas de toda a família, inclusive é o xodó das filhas. "Eu tinha de 15 para 16 anos quando comprei o fusca a troco e tudo o que eu ganhava investia nele", lembra.

O modelo atual não é original, quando comprou não pôde aproveitar praticamente nada, mas como era seu primeiro carro, foi investindo e transformando e hoje ele é todo remodelado, as portas abrem ao contrário e não possui maçanetas, abrindo através de controle, é rebaixado, tem rodas esportivas, além da pintura amarela que chama a atenção por onde passa.

Adriano destaca que muitas pessoas já o procuraram para comprar, inclusive ele colocou à venda uma vez, mas desistiu. Perguntado quanto ele já investiu no fusca, ele diz não ter ideia, mas já passou dos 20 mil reais. "Hoje vejo como um hobby, mas a gente se apega", destaca Adriano, que mantém a paixão pelo seu primeiro carro, um fusca 1976.

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