Santa Catarina chega a marca de 291 leitos de UTI abertos desde 2023
Famílias sofrem com a falta de água em Cerro Negro

Cerca de 10 famílias da comunidade dos Camargos, ribeirinha do lago da Usina Garibaldi, no interior de Cerro Negro, estão sofrendo pela falta de água. O problema se agravou nos últimos 4 anos. Eles entraram em contato com o Correio dos Lagos e fomos conhecer de perto a situação.
Cinco representantes das famílias atingidas, Sidinei Moraes de Oliveira, Ildo Martendal, Adinor Branco de Camargo, Isidoro Branco Camargo e Jane Apª Rodrigues explicaram: "Há cerca de 8 anos, a empresa responsável pela construção da barragem instalou um poço artesiano, que fica a cerca de 15 km das nossas residências, na comunidade Barra do Salto. No início a água chegava até nossas casas, mas faz cerca de quatro anos que praticamente parou, restaram os canos e registros quase que sem utilização. Sabemos que a Prefeitura é responsável pela manutenção da rede. Será que o poço não tem força para chegar água aqui ou está estragada a rede? Faz todo esse tempo que estamos bebendo água impura e de forma racionada para o consumo, e além disso vivemos num sacrifício pra conseguir ter água mesmo sendo água suja, porque de uns anos pra cá diminuiu muito", disseram os moradores.
Segundo eles, o problema foi comunicado à Administração Municipal e aos vereadores, porém não tiveram retorno. "Esperamos que as autoridades vejam nosso sofrimento e venham nos socorrer. Não tem mais condições de continuarmos bebendo água suja, sendo que o pouco que conseguimos é de lajeado, contaminada por agrotóxicos e esgoto, e tem casos que dividimos o mesmo local que reúne a água com o gado. Já tentamos de todas as formas, mas nossos terrenos não têm água de boa qualidade. Se não tem como consertar a tubulação ou se o poço não tem condições para vir a água até nossas casas, pedimos, por favor, que seja construído um poço artesiano. Estamos dispostos a ajudar a pagar a taxa mensal", contaram os moradores.
Entramos em contato com a Administração Municipal. O vice-prefeito Adelar José de Moraes (Lai) informou que na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe da Secretaria de Agricultura foi até a comunidade dos Camargos para averiguar a situação. Sobre a manutenção da rede de água, Lai afirmou que é realizada constantemente, mas que um poço artesiano não consegue abastecer toda a demanda. "Na época de construção do poço artesiano existente na Barra do Salto, era para ter sido feito mais um nos Camargos, porém não foi. Vamos em busca da construção desse poço que vai solucionar o problema de falta de água para essas famílias, iremos entrar em contato com a empresa responsável pela usina e, se não conseguirmos dessa forma, vamos tomar outra providência, possivelmente solicitando à Amures", garantiu o vice-prefeito em nome da gestão.
Lai comentou, ainda, que mais três comunidades estão entre as que serão beneficiadas com poços artesianos, sendo: Santa Luzia, Portões e Gruta Linda Vista.
Também tentamos contato com a empresa responsável pela usina, porém não tivemos retorno.
Deixe seu comentário