Santa Catarina chega a marca de 291 leitos de UTI abertos desde 2023
Família anitense precisa de ajuda

A equipe do Jornal Correio dos Lagos foi conhecer na manhã de segunda-feira (16), a história comovente de Iolando de Oliveira (55 anos), que mora com a família no Bairro Glória, em Anita Garibaldi. Eles precisam de ajuda.
Iolando tem câncer de laringe há quatro anos, já passou por oito cirurgias, além de quimioterapias e radioterapias, há pouco mais de dois anos se alimenta por sonda e não consegue falar devido ao aparelho chamado traqueostoma fixado no pescoço.
Natural de Anita, Iolando mudou-se para Caxias quando tinha 18 anos, e retornou em 2016. Na casa alugada, ele mora com a esposa e o filho de 18 anos. A única renda atual da família é a aposentadoria por invalidez de um salário mínimo. A mulher sofre com a depressão e convulsões, e o filho está desempregado. O dinheiro mensal não está cobrindo as despesas. Sem ter mais condições de pagar aluguel, a família decidiu construir moradia própria, de 32m², fez empréstimo para poder comprar a madeira e cobertura, mas não tem condições para fazer o restante da obra, inclusive para construir o banheiro. O aluguel encerra neste mês de setembro. Portanto, toda forma de doação é muito bem-vinda, inclusive de trabalho voluntário para a construção da residência.
Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social, que comentou que a família está no cadastro de recebimento de cesta básica, porém essa doação acontece eventualmente, e que não há outra forma de ajudar no momento, pois o município não possui programa de habitação. "Primeiro o município precisa comprar um terreno para a construção de moradias às famílias, como a do senhor Iolando, que estão necessitando, mas por enquanto não tem esse local e nem andamento do programa de habitação", explicou a secretária de Assistência Social, Samara Zanoni Dutra, que ao ser perguntada se a família tem direito a algum outro tipo de benefício, explicou que a família não atende aos critérios para receber Bolsa Família, mas que Iolando pode fazer o cadastro de habitação, para quando for dado andamento ao programa.
O caso da família de Iolando é semelhante a de outras famílias do município, que estão construindo residências sem autorização em terrenos da Prefeitura. "Não tínhamos alternativa, não temos condições nem de pagar o aluguel, então comprar um terreno é impossível", explica a família.
Quem desejar ajudar, pode ligar no fone: 49 99903-6399, ou depositar qualquer valor na conta: Caixa, nº 013.00233471-3, agência 0465.
Enquanto isso, Iolando tenta ajudar a família da forma que consegue, com todas as dificuldades de saúde que enfrenta, aguardando a 9ª cirurgia.
Deixe seu comentário