Santa Catarina chega a marca de 291 leitos de UTI abertos desde 2023
Coluna Ambiental do Beckemm do Bem
900 mil barris petróleo derramados no mar do Brasil. Será que as águas do mar vão conseguir lavar, empurrar para a costa a parte de rochedos, areias, terras, mangues? Os mangues talvez sejam a parte mais sensível, pois aí é a fonte da biodiversidade. O maior estrago.
Quem foi que cometeu esse estrago todo? Só se cogita que seria um navio cargueiro a 600 km da costa da Bahia (de todos os Santos). Vamos precisar de todos mesmo para limpar, pelo menos, parte deste material que é petróleo.
No Nordeste, um verdadeiro mutirão para recolher tal material.
Aí você pode questionar: Por que fizeram isso? É um risco sempre presente, pois o petróleo é retirado em grande parte do fundo dos mares, oceanos.
E aí Beckemm do Bem, vai chegar às nossas praias? Pode chegar sim, mas é quase improvável, pois depende de uma série de condições do tempo, velocidade das ondas, dos ventos, correntes. Vamos rezar, orar mesmo para um ou todos os Santos e para o Pai Eterno e nosso irmão Jesus Cristo, para que não aconteça. Na linguagem popular eu vou botar fé na mãe natureza, que ela nos contemple com a graça de não vir para o Sul, e em especial nossa Santa Catarina.
As redes de TV e os meios de comunicação vêm mostrando exaustivamente o que acontece com os óleos e petróleo nas águas. Fica muito difícil, nós brasileiros, leigos ou com um pouco de conhecimento no assunto, a Rede Globo mostrou exemplos práticos, com estudos experimentos feitos pela UFRJ com pessoal entendido do assunto, no entanto é difícil prever o curso e o que provocará.
Absurdo foi levantar a hipótese de que pessoal ligado a grupos ecológicos, como Greenpeace, culpa a ecologia, e no caso um grupo pessoal conhecido mundialmente. Não é coisa que se faça, é pouco inteligente.
Se culpassem sabotagem internacional da guerra comercial do petróleo, seria até razoável.
Bem, vou parando, pois a matéria renderia muitas páginas ainda.
O importante é que não aconteça mais e que seja feito tudo que se puder para amenizar o estrago feito.
Deixe seu comentário