logo RCN

Cerro Negro sediou encontro de piscicultores

Na sexta - feira (10), o município de Cerro Negro sediou o 1º Encontro Regional de Piscicultores da Serra Catarinense, realizado no Centro de Eventos. Promovido pela Epagri regional e local, com apoio do SC Rural e da Associação dos Aquicultores da Serra Catarinense - Aquaserra, o evento reuniu cerca de 70 pessoas entre autoridades, organizadores e agricultores que buscam novas alternativas de renda para suas propriedades.
O evento proporcionou aos participantes várias discussões sobre o assunto com foco para palestras como o manejo nutricional de peixes, proferida pelo Dr. Alexsander Hilata da empresa Rações Nicoluzzi e a palestra sobre sanidade de peixes para a industrialização, proferida pela médica veterinária e pesquisadora em aquicultura do CAV, Kayane Besen, além da Assembleia da associação que definiu a diretoria, a qual passou a contar com representantes de diversos municípios, tendo como presidente da diretoria Leandro Marcolino, de Correia Pinto. Além das palestras, aconteceu sorteio de brindes e exposição de produtos para piscicultores.
Segundo o presidente da Aquaserra, Armando Raitz, o evento marcou o reinício de um projeto regional, que busca uma organização dos piscicultores,  junto a associação e entidades parceiras.
Os prefeitos de Cerro Negro, Sirlei Kley Varela e de Abdon Batista, Lucimar Salmória participaram da abertura do evento demonstrando o apoio das administrações municipais em projetos de geração de renda aos agricultores dos municípios.
Durante o encontro também foi discutida a implantação de uma Unidade de Referência em Tecnologia - URT na região, a qual será patrocinada pelo SC Rural, faltando agora a definição do local para a implantação da unidade. 
Armando destacou que é necessário fortalecer o setor, uma vez que na região já existe um frigorífico para peixes, sendo necessário o fomento da produção. Os projetos são para cultivo de peixes em açudes e a produção de jundiás e tilápias, porém com o clima frio a tilápia sofre com a adaptação.
Ao final do evento, alguns agricultores visitaram uma unidade de produção no município de Capão Alto. A ideia é realizar estes encontros em diferentes cidades da Serra Catarinense, a fim de conhecer as realidades de cada município.

Programa de Visitas à Usina Barra Grande recebe estudantes de Lages Anterior

Programa de Visitas à Usina Barra Grande recebe estudantes de Lages

STTR de Celso Ramos empossa nova diretoria Próximo

STTR de Celso Ramos empossa nova diretoria

Deixe seu comentário