logo RCN

Cerro Negro realiza a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na segunda-feira (19), ocorreu a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social em Cerro Negro, com o tema: "Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social''.

A conferência acontece a cada dois anos e tem como propósito a defesa da democracia e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. As conferências são instâncias que têm por atribuições a avaliação da Política de Assistência e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS. Elas oportunizam o debate e avaliações no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. A principal característica é reunir o governo e a sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas dos próximos anos.

A secretária de Assistência Social, Maria Rute Raithz comentou: "A conferência é um momento de encontro, onde a comunidade estará discutindo o cofinanciamento da Assistência Social dentro do SUAS. Hoje foi um momento muito importante para discutir os três eixos temáticos da conferência. O primeiro eixo: Assistência social como direito do povo, onde as pessoas vão estar vendo os seus direitos dentro das Políticas de Assistência Social. O segundo eixo: O financiamento público, onde é a responsabilidade da esfera do governo federal e municipal. E o terceiro eixo: A participação social, onde as pessoas tem que estar presente dentro das políticas indo atrás de seus direitos e deveres. É um momento muito importante para o munícipio''.

Foram retomadas propostas da conferência anterior, para fazer uma avaliação do que foi desenvolvido e do que ainda não foi e precisa ser melhorado. Foram elaboradas propostas para os três eixos da conferência, no total de 15 propostas para o munícipio, 3 propostas para a esfera estadual e 3 propostas para a esfera federal, com a aprovação de votação da assembleia geral. No final, aconteceu a eleição dos representantes do munícipio na Conferência Estadual de Assistência Social. Foram eleitos 2 representantes da esfera governamental, sendo 1 titular e 1 suplente; e 4 representantes das esferas não governamentais.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geana Paula da Silva, completou: "O objetivo dessa conferência é fortalecer o debate pela manutenção das Políticas Públicas de Assistência Social para minimizar a desigualdade no nosso país. Pois sem lutas não alcançamos nossos direitos".


VII Conferência Municipal de Assistência Social de Esmeralda Anterior

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Esmeralda

Cerro Negro realiza a  10ª Conferência Municipal de Assistência Social Próximo

Cerro Negro realiza a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Deixe seu comentário