logo RCN

Apicultura na Região dos Lagos

  • Neiverson Duarte -

No dia 22 de maio comemora-se o dia do apicultor. No ano de 1962, um projeto de Apicultura iniciou em Santa Catarina, sob a liderança de Helmuth Wiese, carinhosamente chamado de ?pai das abelhas? em todo o Brasil.

 

 

 

No dia 22 de maio comemora-se o dia do apicultor. No ano de 1962, um projeto de Apicultura iniciou em Santa Catarina, sob a liderança de Helmuth Wiese, carinhosamente chamado de "pai das abelhas" em todo o Brasil. Como consequência deste projeto, em 1970 foi criada a ACA – Associação Catarinense de Apicultores com abrangência estadual. Mais tarde, começaram a surgir as Associações Regionais de Apicultores, resultando, finalmente, na criação da FAASC – Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina em 1979.

Hoje a FAASC congrega mais de 70 Associações distribuídas pelo estado. São cerca de 30 mil propriedades com um total de 300 mil colméias instaladas, sendo que 4 mil apicultores estão vinculados às Associações Regionais.

Em nossa região muitos agricultores investem na cultura como uma forma paralela de renda, mas também ha aqueles que fizeram da produção sua principal fonte de renda como seu Armindo Frigotto, morador na comunidade de São Sebastião, interior de Anita Garibaldi. Em sua propriedade são aproximadamente 300 caixas espalhadas pelo sítio, 120 delas com enxames. Anualmente a produção chega aos 3.000 kg de mel, produto que é vendido para industrialização em Catanduvas-SC. O mel é retirado em dois períodos no ano: O primeiro nos meses de dezembro e janeiro e o segundo de março e abril. Armindo conta que a produção vem diminuindo nos últimos anos, levando o criador a fazer apenas uma colheita no ano. Criador há mais de 40 anos da espécie africana, ele diz não ter medo de lidar com as abelhas, mas já passou alguns apuros. Conta ele que uma porca de sua propriedade criou perto de uma das caixas, deixando as abelhas furiosas, elas atacaram e mataram além da porca e seus 12 filhotes e 30 galinhas. Mas nada que fizesse desistir da produção. Além da grande produção de mel, produtos derivados também são fabricados como geléia real, própolis, e uma pomada feita com o extrato de mel.

Reforma de ponte na Serra dos Gregório foi concluída Anterior

Reforma de ponte na Serra dos Gregório foi concluída

Próximo

FUTEBOL E SURPRESAS

Deixe seu comentário