Ácido fólico e gravidez
Mulheres grávidas devem tomar suplemento de ácido fólico por uma série de motivos muito relevantes para a sua saúde, assim como a do bebê em desenvolvimento. São eles:
?* Ácido fólico ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo), e do cérebro, como a anencefalia. Os defeitos do tubo neural acontecem durante o estágio inicial de desenvolvimento, muitas vezes antes até que as mães saibam que estão grávidas.
?* De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), mulheres que tomam a dose diária recomendada de ácido fólico ao menos um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre da gestação reduzem o risco de o bebê ter problemas do tubo neural de 50 a 70 por cento.
? Algumas pesquisas indicam que o ácido fólico pode ajudar a diminuir o risco de o bebê ter outros problemas, como lábio leporino e certos tipos de distúrbios cardíacos. Mulheres desnutridas ou sob regime excessivo de emagrecimento têm mais incidência desses problemas.
?* Seu corpo precisa do ácido fólico (também conhecido como folato ou vitamina B9, parte do complexo B) para produzir glóbulos vermelhos normais e prevenir a anemia. A falta de folato na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato, cujos sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.
?* Há ainda estudos que sugerem que o ácido fólico pode reduzir o risco de mulheres desenvolverem pré-eclâmpsia, uma doença séria que pode comprometer a sua saúde e a do bebê também.
Por todas essas razões os médicos costumam prescrever um suplemento de ácido fólico assim que a gravidez é diagnosticada. O ideal, segundo os especialistas, é já estar tomando suplemento antes mesmo de engravidar, porque o desenvolvimento fetal é rápido no início da gestação, e os tubos neurais dos fetos se fecham durante as quatro primeiras semanas da gravidez
Quais são as melhores fontes ácido fólico?
Veja a seguir algumas outras sugestões de fontes da vitamina:
verduras escuras, como couve, brócolis, espinafre, escarola;
batata grande (daquele tipo para assar com casca);
feijões de todos os tipos, lentilha, ervilha;
gérmen de trigo;
Aspargos;
frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina;
ovo cozido;
salmão;
carne vermelha.
Observação: Cozinhe as verduras e legumes no vapor ou
coma-os os crus. Pois alimentos cozidos demais acabam
com o ácido fólico.
Deixe seu comentário