Amures defende repasse do transporte escolar em reunião da Fecam

Prefeita de Cerro Negro representou o presidente da Amures durante a assembleia
A prefeita de Cerro Negro, Sirlei Kley Varela e a secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza participaram na sexta-feira (14), em Florianópolis, de uma assembleia extraordinária da Federação Catarinense de Municípios - Fecam, onde foram tratados dentre outros assuntos, sobre o atraso do repasse de recursos do transporte escolar do governo do Estado aos municípios.
A presidente da Fecam, prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias abriu os trabalhos conduzindo a recomposição dos membros do Conselho Executivo da federação. Em seguida repassou informações sobre o XV Congresso Catarinense de Municípios, que será realizado em 2017 e já se constitui num grande evento municipalista com participação de palestrantes, exposições, feiras e presença das maiores autoridades estaduais, como o governador Raimundo Colombo.
Falou também sobre a mobilização para o Encontro de Novos Gestores, que acontecerá em Brasília de 7 a 9 de novembro. Luzia Mathias apresentou o posicionamento da Fecam frente à retenção do ICMS do Fundo Social pelo Governo do Estado, em que reivindica o repasse dessa diferença às prefeituras.
A prefeita de Cerro Negro representou o presidente da Amures, prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor e disse que assim como a diferença retida do ICMS do Fundo Social, o repasse dos valores do transporte escolar que os municípios estão bancando para o Estado, também deve ser feito.
Sirlei Varela lembrou que das nove parcelas que o Estado deveria repassar às prefeituras, apenas quatro foram pagas até agora. "Esse dinheiro é para repor o que as prefeituras desembolsam para transportar alunos, cuja responsabilidade é do Estado. A parcela de outubro, por exemplo, está vencendo e até agora nem notícia", lamentou a prefeita.
Os prefeitos discutiram, ainda, sobre o Calendário Escolar 2017 e aproveitaram a reunião para deliberar sobre a participação de empresas fornecedoras de bens e serviços aos municípios na Expofecam.
Deixe seu comentário