?Anita Garibaldi minha terra amada'

O título desta matéria refere-se a migrante Carmelina Manfredi, casada com Adair Vingla com quem tem cinco filhos e hoje reside na cidade de Esmeralda no Estado do Rio Grande do Sul.
O título desta matéria refere-se a migrante Carmelina Manfredi, casada com Adair Vingla com quem tem cinco filhos e hoje reside na cidade de Esmeralda no Estado do Rio Grande do Sul. Dona Carolina morou no Município de Anita Garibaldi por cinquenta e quatro anos, ou seja desde seu nascimento, até dois anos atrás quando mudou-se para a cidade vizinha de Esmeralda devido a construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Essa mudança, para dona Carmelina foi terrível, mexeu muito com seus sentimentos, aumentando ainda mais seu amor e patriotismo a sua terra amada Anita Garibaldi.
Segundo Dona Carmelina. "Nasci e me criei trabalhando na beira do Rio Pelotas em Anita Garibaldi a minha terra amada, onde eu era muito mais feliz, infelizmente hà dois anos atrás deixei minha cidade, migrando para outro município, aqui não consigo me acostumar, não tem jeito, se eu pudesse eu me mudava para Anita o quanto antes. Para mim, estar na minha casa lá em Anita é a melhor coisa da minha vida, vou todo mês pra lá quando passo o rio me sinto muito melhor por que estou na minha amada terra e quando volto me vem a tristeza.Tenho muita saudade de lá, tanto é que toda quinta –feira vou até o estabelecimento do senhor Jerps e da sua esposa que pra mim são pessoas especiais, pegar o Jornal Correio dos Lagos para saber o que está acontecendo na minha terra. Só encontro um problema eu não sei ler, então preciso que alguém leia o jornal para mim, mas agora eu estou indo para a escola no Programa Brasil Alfabetizado que a Secretaria de Educação implantou em Esmeralda, onde vou aprender a ler e escrever, ai vou ler o Correio dos Lagos sozinha e descobrir o que acontece na minha terra amada toda semana. Eu aconselho para quem um dia for atingido por barragens e tenha que sair da sua casa, que procure um terreno mais perto possível da sua antiga casa para que não aconteça o que aconteceu comigo", declarou a agricultora.
O casal disse que se dá bem com os Esmeraldenses, seus vizinhos mas o sentimento é muito maior por Anita Garibaldi.
Deixe seu comentário