logo RCN

Adrel e Amures estudam criação de trem turístico e cultural

  • Onéris Lopes Assessoria de Comunicação Amures -

Iniciativa da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Adrel, foi discutido em reunião nessa quarta-feira (24), um estudo que resulte num projeto de Criação de Trem Turístico e Cultural, envolvendo os municípios de Lages, Capão Alto e Vacaria. A ideia ganhou força com o anúncio de desativação de operações de transportes pela Rumo Logística S.A., que detém a concessão do ramal ferroviário do Tronco Sul.

A reunião na sede da Amures, contou com as presenças da diretora executiva da Adrel, Elisa Lima, secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, gerente de Relações Institucionais e Governamentais na Rumo, Marcelo Artur Friedler, secretário de Turismo de Vacaria, Neto Ferreira, secretário de Turismo de Capão Alto, Ramon Santos, secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira e dentre outros, Marlon Ilg, diretor presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

O entendimento dos municípios é de que a rede ferroviária no trecho Lages a Vacaria, pode ser mais um produto turístico e cultural de fomento econômico para a região. Marcelo Friedler explicou os motivos da desativação prematura das operações de transportes, mesmo tendo a Rumo Logística, a outorga de concessão até fevereiro de 2027.

Para Marlon Ilg, a criação de uma rede de Trem Turístico e Cultural, dependerá especialmente, de demanda de passageiros. E esse talvez seja, o maior desafio para criação do projeto. Também participaram da reunião, o secretário de Administração de Vacaria, Alessandro Dalla Santa, diretora de Turismo Capão Alto, Lidiane de Freitas, assessor de Turismo da Amures, Marinho Motta, agentes da empresa Fazer Cultural, Públio Sartori e Sergio Sartori, o assessor jurídico da Amures, Heitor Frutuoso e membros da Lutz Arquitetura.

Como encaminhamento, foi definido a busca por documentos e requerimentos necessários para um possível projeto de uso do trem turístico e cultural. O grupo de trabalho ainda deve solicitar vistoria junto a Rumo Logística para saber se há segurança de rodagem e delimitar o trecho a ser utilizado. Outras informações como fluxos estimados e roteiros previstos, composição de trem, indicação de estações ferroviárias, responsabilidade pela operação e manutenção dos equipamentos e responsabilidade por eventuais acidentes, também serão apuradas nos estudos a serem elaborados.

O envolvimento de deputados e outras lideranças políticas, será estratégico para se entender melhor essa demanda específica de trem turístico e cultural. Dessa forma se buscará identificar os principais gargalos para elaborar um projeto e um plano que garantam a retomada de uso ferroviário, a partir da próxima primavera.


Adrel e Amures estudam criação de trem turístico e cultural Anterior

Adrel e Amures estudam criação de trem turístico e cultural

Ferramenta de gestão educacional do MEC pode garantir mais equidade na Educação Municipal Próximo

Ferramenta de gestão educacional do MEC pode garantir mais equidade na Educação Municipal

Deixe seu comentário