Festival Cultural Campo & Arte resgata tradições serranas e mobiliza a comunidade de Capão Alto
Sejamos seguidores das culturas, costumes e vivências...
"Oh que saudade que tenho, da aurora da minha vida... da minha infância querida, que os anos não trazem mais!"
"...Garota, o que que eu faço, pra ganhar seu coração? Me diz o que eu não faço, vou até lamber sabão..."
Esses dois trechos de poesia e música remetem às apresentações realizadas durante o Festival Cultural em Celso Ramos. A Região dos Lagos é 'fraca' em eventos que promovem o lazer, a interação da família, da comunidade... e proporcionar momentos de descontração tanto para quem entra ao palco, como para quem está nas arquibancadas aplaudindo, vibrando e cantando junto, é uma satisfação.
Muitos talentos estão escondidos nas salas de aula, aguardando uma oportunidade de demonstrar o quanto são capazes de fazer alguém sorrir, cantar e se encantar. Muitos são os professores que buscam despertar em seus alunos o gosto pelo diferente, pelo novo, ou muitas vezes pelo simples fato de mudar a rotina escolar, com um ensaio de dança, teatro ou poesia, dentro da sala de aula.
A criatividade vai além do que se possa imaginar, e cada vez mais a escola está preocupada em oferecer aos seus alunos o acesso ao lazer, exemplo disso é Campo Belo do Sul, que promoveu o Encontro de Talentos entre as escolas e comunidade e buscou através das apresentações, também elevar a autoestima e o acesso à cultura.
Vamos contribuir cada dia mais para que os costumes e a cultura não morram, para que os jovens tenham conhecimento de como eram os afazeres, as vivências e a vida dos seus antepassados. Vamos proporcionar momentos de contato com o passado, com a história e fazer com que as tradições sejam respeitadas e seguidas por aqueles que serão responsáveis pelo futuro e que esse futuro não seja apenas dos avanços tecnológicos, dos contatos via internet e da falta de comunicação frente a frente, olho no olho, ela seja do abraço apertado, do tapinha no ombro e do bom dia ao encontrar alguém na rua, afinal, esses eram costumes de antigamente e que devem ser preservados para o resto da vida.
Deixe seu comentário