Colisão na SC 390, próximo da Lagoa da Estiva resultou em motociclista com ferimentos
Saúde em foco nessa edição
Dois assuntos bem pertinentes são abordados nessa edição do Jornal Correio dos Lagos, os quais chamam a atenção diretamente à prevenção a saúde.
A realização de exercícios físicos por pessoas de todas as idades, vem ao longo dos anos sendo discutida e, cada vez mais se comprova, que ela está ligada diretamente a qualidade de vida e saúde das pessoas. Nesse período de pandemia, isolamento social ela é mais importante ainda, principalmente para dois grupos que praticamente estão em casa 24h por dia, que são as crianças e os idosos.
Os idosos, considerados grupo prioritário e de risco elevado, têm alguns agravantes que podem acarretar em outras doenças, como a depressão, ansiedade, além do sedentarismo e uma série de doenças que chegam com a idade e são tratadas com medicamentos, porém a realização de atividades diárias ou divididas em séries semanais ajuda na produção de hormônios capazes de controlar muitas doenças e auxiliar no bom funcionamento do corpo e da mente.
As crianças com tempo ocioso, permanecem mais tempo em frente a televisores, celulares, computadores, muitas vezes a alimentação desregrada acontece ali mesmo, sem o cuidado do que estão ingerindo e a falta de movimentação do corpo, consequentemente acarretará em problemas futuros, com adultos sedentários e doenças herdadas desde a infância.
Outro assunto ligado diretamente à saúde e abordado mais diretamente neste mês de setembro é a prevenção do suicídio, um assunto que por muitos anos se tornou tabu e pouco falado, por acreditar que ao falar sobre, poderia instigar outras pessoas a cometer o mesmo ato. De uns anos para cá, a perspectiva é analisada diferente e acredita-se que sim, falar sobre suicídio pode salvar vidas.
Uma pessoa com ansiedade, síndrome do pânico, depressão, entre outros sintomas aliados a esses sentimentos e doença, não é regra, mas pode sim desencadear pensamentos que a levem a esse fim. Se as pessoas que estão ao seu redor tiverem conhecimento do assunto e passarem a observar mais quem está próximo, suas reações, mudanças de comportamentos, tristezas, frases muitas vezes ditas com sentido conotativo, mas que na verdade querem chamar a atenção de quem está próximo. Se você conseguir perceber essas reações, avisos, você poderá ajudar a salvar uma vida, a dar novo sentido a quem precisa de sua ajuda.
Precisamos falar sim da prevenção do suicídio, mostrando histórias de superação, mostrando que a vida é feita de ciclos, uns bons, outros nem tão bons assim, mas que precisam ser superados e deles tirar todos os ensinamentos possíveis. É preciso mostrar que existem pessoas dispostas a ajudar a quem precisa e busca ajuda. Você que passa por momentos turbulentos, pode contar com essa ajuda de pessoas conhecidas, de pessoas estranhas, mas que estão preparadas para te escutar e te acolher com seus medos, tristezas, inseguranças e mostrar o caminho da felicidade e da superação.
Lembre-se sempre que, mesmo nos dias cinzentos, chuvosos, o sol está ali, aguardando o momento certo para brilhar e isso acontece com as pessoas que passam pelos dias cinzentos, mas que logo encontrarão o brilho do sol.
Seja luz por onde passa!
Deixe seu comentário