Festival Cultural Campo & Arte resgata tradições serranas e mobiliza a comunidade de Capão Alto
Dengue e gripe A, dois assuntos preocupantes
No verão, com a chuvas, tempo quente e água parada, a preocupação da população é com o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue. Com a chegada do frio, temperaturas baixas e o inverno, a vilã da população é a gripe, que a cada ano vem com mais força.
Desde o ano de 2013 um novo tipo de gripe vem assustando as pessoas, a gripe A (H1N1), conhecida como a gripe do porco, já fez vítimas e não é só no sul do país onde as temperaturas são negativas, mas em todo o país a doença vem aparecendo, e neste ano de 2016, bastou o outono apontar, as primeiras aparições da doença vieram junto, já são dados alarmantes que estão deixando em alerta os setores de saúde do estado e do país.
A vacina contra a gripe, aliada aos cuidados com higiene, boa alimentação entre outros fatores, são peças fundamentais para evitar a doença que se propaga com facilidade. A vacina é distribuída gratuitamente à população, porém com restrições de grupos de pessoas e idades, o que chama a atenção neste início de 2016, são os casos de mortes confirmadas pela gripe A, de pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina. As quatro mortes já registradas em Santa Catarina, são de pessoas com idades entre 40 e 60 anos, o que leva a pensar que não são somente crianças, idosos, gestantes e pessoas com problemas crônicos, que estão propensas a contrair a doença.
Clínicas particulares realizam a vacinação, e a indicação é que as pessoas procurem a imunização. O ideal é que toda a população fizesse parte do calendário de vacinação, seria uma forma de proteger todas as pessoas, mas se isso não é possível, vamos cuidar da saúde, seja a sua, de seus filhos, familiares e vizinhos.
Deixe seu comentário