Economia e Vida
João Maria da Silva. Endereço eletrônico: joaomaria.ag@gmail.com
A Campanha da Fraternidade faz parte do calendário anual da Igreja no Brasil. Promovida pela CNBB, Procura inquietar a sociedade com reflexões sobre temas sociais, especialmente aqueles que estejam prejudicando a vida fraterna. Neste ano de 2010, novamente será ecumênica – isto é, assumida, também por outras igrejas cristãs. O tema escolhido para a CF 2010 foi: Economia e vida; e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). Seu objetivo geral é de unir as pessoas de boa vontade na promoção de uma economia que esteja a serviço da vida. Seus objetivos específicos são denunciar a perversidade de um modelo econômico que visa, em primeiro lugar, ao lucro; educar para a prática de uma economia de solidariedade, valorizando a vida como o bem mais precioso; e conclamar a sociedade para a implantação de um modelo econômico que respeite o ser humano.
São objetivos ousados. Mas como não ser ousados diante das injustiças que nascem de uma economia em que o lucro está em primeiro lugar e o ser humano não passa, muitas vezes, de um “produto”? Como ficar indiferentes diante de uma “máquina” econômica que gera desigualdades, miséria, fome e morte? Há os que perguntarão: tem sentido as igrejas cristãs tratarem de um tema como esse? Não haveria temas mais “religiosos”? Tudo o que é importante para o ser humano é importante para o Evangelho. Por isso é que Jesus se preocupou não somente com temas ditos “religiosos”, mas também com a fome, com as doenças e as injustiças. Ao advertir que não podemos servir a Deus e ao dinheiro, Cristo deixou claro que os problemas no nosso mundo têm como causa a ganância e egoísmo. A solução desses problemas está, pois, em nossas mãos.
Referência:
KRIEGER, Dom Murilo S. R. Diário Catarinense – Ano 24 - n. 8.698 – l7 de fevereiro de 20l0 – p.12.
João Maria da Silva.
Endereço eletrônico: joaomaria.ag@gmail.com
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