logo RCN

VI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Pinhal da Serra

Pinhal da Serra, realizou na tarde de terça-feira (10/08), a VI Conferência Municipal de Assistência Social na Câmara Municipal de Vereadores, ao passo que a mesma está ocorrendo em todos os municípios do Brasil e também ocorrerá a nível estadual em outubro de 2021 e, no mês de dezembro a Conferência Nacional de Assistência Social. Essas conferências ocorrem ordinariamente a cada 04 (quatro) anos e também podendo ser realizada extraordinariamente.

Desde a primeira quinzena do mês de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, realizaram encontros de pré-conferências em algumas comunidades e sede do Município, com o objetivo de fomentar questionamentos e levantar discussões referente as políticas públicas de Assistência Social no âmbito Municipal, Estadual e Federal, e também formular propostas prévias a serem aprovadas na Conferência Municipal de Assistência Social.

Neste ano, a Conferência foi realizada de forma híbrida, ou seja, virtual e presencial com limitação de público, devido à pandemia de Covid-19, e respeitando todos os protocolos de distanciamento social e prevenção ao coronavírus. O evento foi transmitido ao vivo pela página oficial da Prefeitura no Facebook, com a presença do palestrante Antônio Sérgio Curioni, autoridades municipais do poder executivo e legislativo, trabalhadores do SUAS, policiais militares, representantes de entidades do Município, e público em geral.

O tema da VI Conferência Municipal de Assistência Social foi "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Neste momento a comunidade teve a oportunidade de avaliar a oferta de serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social e deliberou propostas a serem implementadas a nível municipal, estadual e federal, referente aos 05 eixos que foram trabalhados na tarde:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Na oportunidade foram escolhidos os delegados para representarem o Município na Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada em outubro deste ano. A forma híbrida surpreendeu os organizadores positivamente, em virtude de ser a primeira a ser realizada de forma virtual e presencial com público limitado, assim garantiu que as pessoas da comunidade pudessem assistir no conforto de suas casas, evitando aglomerações.


Prefeito Dile articula recursos para construção de 20 casas em Abdon Batista Anterior

Prefeito Dile articula recursos para construção de 20 casas em Abdon Batista

Workshop 01 - Liderar a si mesmo, é o primeiro tema a ser abordado em programa de capacitação em Cerro Negro Próximo

Workshop 01 - Liderar a si mesmo, é o primeiro tema a ser abordado em programa de capacitação em Cerro Negro

Deixe seu comentário