Paróquia São Paulo Apóstolo celebra seus 60 anos

NYLCYNHO MOTA-797

O ano de 2022 é um ano histórico para a comunidade Católica e Cristã de Celso Ramos. O mês de janeiro mais ainda.

No próximo dia 28, será comemorado os 60 anos de construção da Igreja de Celso Ramos, um patrimônio histórico do município e da Região dos Lagos tendo sua conclusão em 28 de janeiro de 1962.

A história da paróquia São Paulo Apóstolo está bastante ligada com a história do município de Celso Ramos. Por volta do ano de 1936, começaram a chegar os primeiros imigrantes de origem italiana vindos de Criciúma, Urussanga e de demais municípios daquela região. Sendo pessoas que traziam na sua bagagem as raízes culturais e religiosas, logo de início tomaram a iniciativa de formar uma comunidade e escolheram como padroeiro São Paulo Apóstolo, passando está a chamar-se Comunidade São Paulo Apóstolo.

Na época da colonização esta região pertencia a Lages, mais tarde passou a ser município de Anita Garibaldi. No dia 01 de março de 1998, foi então instalada a Paróquia São Paulo Apóstolo, sendo confiado o trabalho pastoral sob a coordenação dos PADRES CAVANIS, que aqui permaneceram até o dia 06 de fevereiro de 2004, quando então, estes trabalhos foram assumidos pelos PADRES DIOCESANOS.

Em janeiro temos comemora-se a festa do Padroeiro São Paulo Apóstolo, no mês de julho a Festa do Colono e Motorista, em honra a Sant'Ana, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida e Santo Izidoro.

Sant'Ana foi escolhida como a segunda padroeira da comunidade por ser a padroeira dos avós e Santo Izidoro sendo o Padroeiro dos Colonos. São Cristóvão por ser o padroeiro dos motoristas, pois no município existe um grande número de caminhoneiros e também a economia está baseada na agricultura, por isso das referidas homenagens.

Para celebrar a data histórica de 60 anos, teve início no dia 5 de dezembro as obras de revitalização da pintura externa da Casa Paroquial e da Igreja Matriz. A comunidade bastante empenhada, está também colaborando e muito para as obras.

"São recursos doados pelos paroquianos, com contrapartida da Paróquia São Paulo. A Casa Paroquial, além da pintura externa, terá também a cobertura trocada", destaca Ivandel Padilha, tesoureiro do Conselho Paroquial.

"Estamos deixando a Casa de Deus bem bonita para nossos fiéis e nos preparando para a festa da nossa igreja no fim deste mês", comentou Pe. Nilton Borges enfatizando também os cuidados que deve-se ter com o patrimônio que tem aqui na terra. "Nossa matriz é um dos cartões postais do município e que está aqui em pé, já por 60 anos, mostrando o tamanho da devoção do povo que aqui vive. Vamos comemorar bastante os 60 anos de nossa igreja", destaca o pároco.

Nesta primeira semana do ano, os trabalhos foram concentrados na torre principal, com seus 25m de altura. Foi necessário o auxílio de um guindaste para auxiliar nos trabalhos que estão sendo realizados pela empresa Éder Gol de Campos Novos, com a coordenação do Conselho da Paróquia, através de seu presidente Joel Burnague, do tesoureiro Ivandel Padilha e pelo Pe. Nilton.

A previsão de encerramento de toda a revitalização é 20 de janeiro.


Imagens




correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos