logo RCN

O esporte de Abdon Batista em evidência

Um dos responsáveis por elevar o nome de Abdon Batista nas competições e trazer eventos esportivos para o município é o atual Secretário de Esportes Valdir Santos de Liz, mais conhecido como Dile.
O esporte sempre fez parte de sua vida, desde os 16 anos já ajudava a apitar e atuava como bandeirinha, incentivado pelo Osmar Coelho (in memorian), Dile viu no esporte como voluntário, jogador e agora como promotor, uma forma de trazer alegria e saúde para a comunidade abdonense.
“Vivo o esporte, mesmo sem ter formação na área, vivo intensamente como atleta, jogador e hoje como secretário na promoção do esporte. Nesses últimos anos conseguimos evoluir bastante, encerramos recentemente a primeira Copa cidade de Abdon Batista que já era um dos objetivos de realizar, mas devido estarmos com o ginásio de esportes em reforma ano passado, não conseguimos realizar nenhuma competição”, destaca Dile enfatizando que fazia mais de 10 anos que o município não participava de competições e neste ano retornaram com um nível bem acima.
Dile já estava a frente do esporte na gestão anterior e agora com o prefeito Lucimar, continua desenvolvendo seu trabalho, indo além do tradicional futsal, futebol e voleibol, o município já trouxe eventos de renome, explorando as águas dos alagados como o Circuito Catarinense de Águas Abertas, realizado no ano passado e neste ano e com data definida para 2026. O evento de motonáutica foi uma experiência incrível e de muita adrenalina, com etapa já marcada para o mês de outubro.
O Futebol, futsal, voleibol já estão ganhando uma atenção especial, a ideia agora é investir em outras modalidades como o atletismo, uma vez que o município possui uma pista oficial, o ciclismo e as artes marciais.
Hoje o município possui escolinha de futsal em parceria com o Joaçaba Futsal, com a participação de 110 crianças e adolescentes com idades entre 5 a 18 anos. Estão retornando com o voleibol feminino, público ainda reduzido, mas estão investindo. Além das crianças e adolescentes os idosos também ganham uma atenção especial. “Temos a ideia de desenvolver projetos em parceria com a Secretaria de Assistência Social, eles já participam do JASTI e queremos ampliar mais, implantar o vôlei adaptado para os idosos, hoje participam com os jogos de cartas e a bocha”, destaca.
Outra parceria é com a secretaria de Educação no projeto Futebol de Rua que acontece no contra turno escolar e beneficia cerca de 70 crianças.
Com relação aos eventos esportivos, o município já sediou o JASC pela primeira vez na história, será sede do Moleque Bom de Bola, foi sede do JESC, o que demonstra a boa parceria com a Fesporte e a estrutura do município.
Em setembro mais evento inicia, com a copinha Abdon Batista para as categorias de base, com estimativa de aproximadamente 30 equipes de 8 a 16 anos no masculino e 14 a 16 no feminino.
Outro fator importante, é que os horários no ginásio é tudo organizado pela secretaria de esportes, com material disponível e tudo gratuito.
Perguntado sobre os projetos futuros, Dile enfatiza que irão elaborar um calendário esportivo para o próximo ano, com eventos e projetos. Já estão trabalhando no projeto de construção de arquibancadas para o estádio municipal e elaborar ainda para este ano, um campeonato de futebol de campo, além da promoção de uma corrida de rua. Outro projeto de Dile é colocar uma ou duas categorias em uma liga catarinense. “Temos estrutura boa, equipes que conseguem encaixar e esse pode ser mais um sonho que podemos realizar”, destaca o secretário que pretende retornar com o JEAB – Jogos Escolares de Abdon Batista pra o próximo ano.
Sobre o Dile como pessoa, perguntado de seus projetos pessoas, ele é categórico em dizer que tem o desejo de estudar educação física. “Quero ter uma formação na área, o tempo é corrido, não é fácil, mas preciso tirar um tempinho para mim, sei que preciso dessa formação”, frisa o secretário que é corintiano e teve a inspiração pelo gosto do esporte vindo do pai e hoje tem a oportunidade de incentivar também o seu filho.

XIII Festa da Paçoca de  Capão Alto Anterior

XIII Festa da Paçoca de Capão Alto

Anitenses participam do 4º Festival Inclusão em Cena em Curitiba Próximo

Anitenses participam do 4º Festival Inclusão em Cena em Curitiba

Deixe seu comentário