Libras: uma língua que é também ferramenta de inclusão social

A Língua Brasileira de Sinais, a Libras, tem o dia 24 de abril como data comemorativa, sendo denominado por "Dia Nacional da Libras", criado para comemorar o uso e regulamentação desta forma de comunicação entre deficientes auditivos.
Para conhecer mais sobre a Libras e como é a atuação dos profissionais desse meio, o Correio dos Lagos entrevistou Rosimery Vieira Geherke, que possui mais de nove cursos na área, e Silvia Roberta Geherke, que está cursando Libras. Elas, que são mãe e filha, respectivamente, relatam sobre a Língua Brasileira de Sinais e a importância para o meio educacional e social.
Rosimery Vieira Geherke - Possui mais de nove cursos na área de Libras desde 2007, sendo eles através do Instituto Guga Kuerten, Fundação Catarinense de Educação Especial, Censupeg, Universidade Castelo Branco, Federação das APAES de Santa Catarina, dentre outros, totalizando mais de 200 horas de curso.
Silvia Roberta Geherke - Cursando Libras através da empresa Zuzza Libras, o curso dispõe de oito módulos, incluindo prova e defesa de banca, além disso, possui uma carga horária de 144 horas de curso.
Correio dos Lagos - Em que consiste a Libras?
Rosimery e Silvia - A Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.
Correio dos Lagos - Qual o grande objetivo da Língua Brasileira de Sinais?
Rosimery e Silvia - O principal objetivo da Libras é ser um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade, além contribuir para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
Correio dos Lagos - Porque escolheram estudar Libras?
Rosimery - Escolhi aprofundar meus conhecimentos em Libras devido a necessidade que encontrei em minha trajetória profissional, tendo assim, competência e habilidades necessárias para eliminar barreiras de comunicação e garantir a inclusão.
Silvia - Por uma iniciativa do Sicoob Credicanoas, que está capacitando colaboradores para promover a excelência no atendimento de seus cooperados com deficiência auditiva.
Correio dos Lagos - Quais são as áreas de trabalho do profissional de Libras? E em quais já atuaram?
O mercado de trabalho para o profissional de Libras tem crescido, principalmente para os intérpretes. O profissional desse setor é requisitado em diversos ambientes, como educacional, empresarial e qualquer outra situação que exija a inclusão de deficientes auditivos.
Rosimery - Já atuei na área educacional com alunos portadores de deficiência auditiva, com atividades complementares como a interpretação do Hino Nacional Brasileiro em eventos e através de palestras.
Silvia - Atuarei no Sicoob Credicanoas, no atendimento aos cooperados portadores da deficiência auditiva.
Correio dos Lagos - É importante o ensino de Libras para todos que se encontram nos espaços educacionais? Por quê?
Rosimery e Silvia - Sim! É comum que as instituições de ensino busquem efetivamente pela inclusão quando algum aluno necessite de um atendimento especial, no entanto, seria interessante ensinar a linguagem de sinais nas escolas mesmo sem haver alunos com deficiência auditiva, de modo a incluir não somente no ambiente escolar, mas também na vida cotidiana e em sociedade.
Correio dos Lagos - Há leis de amparo no meio escolar para o deficiente auditivo?
Rosimery e Silvia - De acordo com o Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares. Isso significa que eles precisam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua.
Como se dá a aprendizagem dos alunos surdos?
Rosimery e Silvia - Existem diferentes níveis de surdez por decibéis, sendo assim, a maneira de aprendizagem de cada um se diferencia. A língua de sinais é organizada no cérebro da mesma forma que as línguas orais, desse modo qualquer língua natural têm um período ideal para aquisição. Quando seu aprendizado ocorre tardiamente, a criança enfrentará maiores dificuldades.
Existem vários trabalhos na área pedagógica com alunos surdos que têm o auxílio do intérprete de Libras, atuando com professores ouvintes que dominam Libras, currículos com adaptações que contemplam aspectos relativos ao perfil dessa clientela.
Correio dos Lagos - Qual a importância da inclusão da Língua Brasileira de Sinais na exibição de vídeos de assuntos diversos?
Rosimery e Silvia - De acordo com o IBGE, mais de 10 milhões de pessoas no Brasil são surdas. É de suma importância o intérprete de Libras em qualquer tipo de conteúdo. Os que possuem deficiência auditiva devem estar inseridos de toda e qualquer forma na vida em sociedade, exercendo o seu papel de cidadão de direitos.
Deixe seu comentário