Dicas de Segurança

Como evitar incêndios.
A grande maioria dos incêndios domésticos acontece por descuido dos moradores, especialmente crianças e idosos.
Meras distrações podem colocar em risco não apenas os bens, mas a vida das pessoas envolvidas. Uma simples vela acesa em local inadequado ou esquecimento de panelas ao fogo podem gerar uma tragédia, já que um pequeno incêndio, em poucos minutos, pode atingir grandes proporções.
Para evitar acidentes relacionados ao fogo, os Bombeiros Voluntários de Campo Belo do Sul oferece soluções para proteção contra incêndio, relaciona alguns cuidados básicos que devem ser levados à risca em casa ou na empresa.
1) Grande parte dos acidentes domésticos começa na cozinha. Portanto, atenção para não esquecer panelas no fogo ou forno. Se necessário, utilize um despertador para ajudar a lembrar o momento de desligar o fogo. Também não aproxime objetos inflamáveis (plástico, papel, álcool, etc.) do eletrodoméstico ligado. E mantenha o botijão de gás sempre na área externa, que além de ser uma norma das empresas fornecedores de gás, é imprescindível para a sua segurança;
2) As fugas de gás costumam ser causas de explosões. Por isso esse assunto merece muita atenção. Providencie inspeções regulares das instalações e lembre-se que cheiro de gás não é normal e pede uma verificação imediata. Sempre que for viajar feche todas as torneiras de segurança.
3) Não deixe cigarros mal apagados, mesmo em cinzeiros. Um empurrão ou vento pode conduzir uma bituca a um material de fácil combustão e principiar um incêndio. Ao limpar cinzeiros, é preciso cuidado para não jogar no lixo restos ainda incandescentes. Também é importante evitar fumar em sofás ou na cama.
4) Não esqueça eletrodomésticos ligados, como ferro de passar, torradeiras, grill etc.
5) O uso inadequado de aquecedores elétricos são outra causa freqüente de incêndios. Não utilize os aparelhos para outros fins que não esquentar o ambiente, tais como secar roupas ou aquecer superfícies. Mantenha os equipamentos a uma distância de segurança (um metro) de roupas de cama, sofás e outros materiais suscetíveis ao fogo. E lembre-se: são aparelhos potentes e exigem boa instalação elétrica.
6) E por falar em instalação elétrica, fique atento. Não sobrecarregue as tomadas ligando vários equipamentos no mesmo ponto e substitua reatores muito velhos ou fiações cheias de emendas. Mantenha a rotina de verificar a qualidade da rede elétrica da residência de tempos em tempos.
7) Preste atenção ao acender velas, lampiões a gás ou a óleo próximo de cortinas, roupa de cama, toalhas e outros materiais que propagam fogo facilmente. Também se certifique de que os castiçais ou suportes utilizados são estáveis e não inflamáveis.
8) Cuidado ao acender lareiras. Não deixe tapetes, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois do fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio. Também não abra mão de um protetor especial para a frente da lareira, que pode ser adquirido em casas especializadas.
9) Nunca permita que crianças brinquem com fósforos e isqueiros.
10) Ao contrário do que se pode pensar, nem sempre a água é a melhor opção para apagar um incêndio. Naqueles causados por diluentes e combustíveis, como a gasolina, a água pode contribuir para o fogo se alastrar ainda mais. Em acidentes por curto-circuito, a água também apresenta perigo, já que é um elemento condutor de eletricidade. Portanto, não tente controlar sozinho um princípio de incêndio! Deixe a tarefa para especialistas no combate ao fogo. Emergências em Cerro Negro ou Campo Belo do Sul disque 199, demais cidades Bombeiros 193.
Deixe seu comentário