logo RCN

Temporais isolados são esperados em Santa Catarina nesta sexta-feira

  • Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM -

A instabilidade deve ser mais intensa no Oeste e Planalto Norte catarinense, com possibilidade de granizo e rajadas de vento

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta meteorológico para esta sexta-feira, 18, informando sobre a possibilidade de temporais isolados em várias regiões do estado. A previsão aponta que instabilidades atmosféricas, associadas a baixas pressões, irão provocar chuvas intensas a partir da madrugada, especialmente no Grande Oeste, nas proximidades das divisas com o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraná.

Os meteorologistas da Defesa Civil indicam que, durante a manhã, a chuva deve se intensificar, com risco de raios e ventos fortes. À medida que o dia avança, as áreas afetadas devem se expandir, atingindo os Planaltos, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, a expectativa é de chuvas mais fracas, mas ainda há chances de temporais isolados.

“A instabilidade deve ser mais intensa nas regiões do Oeste e Planalto Norte, onde as condições são favoráveis para fenômenos severos, como granizo e rajadas de vento”, alertou a central de monitoramento da Defesa Civil.

No sábado, 19, as condições climáticas devem começar a se estabilizar, embora ainda haja a possibilidade de chuvas persistentes no Litoral Norte e temporais isolados no Grande Oeste.

Risco de Alagamentos e Enxurradas

A Defesa Civil classificou o risco de alagamentos e enxurradas como moderado nas áreas em amarelo e baixo nas regiões em verde. A orientação é para a população permanecer atenta a possíveis destelhamentos e danos à rede elétrica.

Recomendações de Segurança

Diante da previsão, a Defesa Civil recomenda que a população:

  • Procure abrigo em locais seguros, longe de árvores e estruturas que possam ser arremessadas durante os temporais.
  • Evite entrar na água em praias durante as tempestades.
  • Não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as atualizações e manter-se informado sobre as condições climáticas. A segurança da população é a prioridade.


Decisão de ação do MPSC pede suspensão das obras na Frei Rogério em Anita Garibaldi Anterior

Decisão de ação do MPSC pede suspensão das obras na Frei Rogério em Anita Garibaldi

Santa Catarina tem 10.650 vagas abertas pelo Sine Próximo

Santa Catarina tem 10.650 vagas abertas pelo Sine

Deixe seu comentário