Prestes voltar a operar, Balsa de Santa Ana apresentou problemas
Com as travessias interrompidas desde maio de 2022, quando a Balsa de Santa apresentou diversas irregularidades de ordem técnica e falta de recursos, o equipamento foi interditado pela Marinha. Neste período, após o estudo da legislação vigente, o Ministério Público concluiu que a responsabilidade de execução do serviço público de transporte aquaviário entre municípios distintos é do Estado de Santa Catarina, já que a Balsa Santa Ana liga os Municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista.
Depois de quase dois anos de negociações, mediadas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi e pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Estado de Santa Catarina (NUPIA – MPSC), o Estado de Santa Catarina liberou recursos estaduais ao Município de Anita Garibaldi, em abril de 2024, mediante transferência especial voluntária (TEV), no valor de R$ 195.878,72, para reforma e manutenção da Balsa Santa Ana de Anita Garibaldi. Por sua vez, o Poder Executivo Municipal se comprometeu a contratar empresa especializada para reformar a balsa, que executará os serviços necessários para o retorno de seu funcionamento.
Todos os reparos foram realizados pela empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal, e a Balsa estava prestes a voltar a funcionar. Na tarde desta quarta-feira, dia 11 de setembro, o inesperado aconteceu. Ao ser colocada nas águas do Rio Canoas para os testes, a mesma teve infiltrações e acabou naufragando. Quando a equipe percebeu o que estava acontecendo, o trabalho foi paralisado até que outra máquina fosse acionada para auxiliar na retirada da mesma.
“Já notificamos a empresa que realizou a manutenção, pois temos garantias dos serviços prestados. Não sabemos se ao largar na água acabou batendo em algumas pedras, ou o que aconteceu. No final do mesmo dia do incidente, a Balsa já estava fora da água para que a empresa esteja revisando o porquê da infiltração. Não chegou a afundar completamente, mas lamentamos o ocorrido e repito: Já notificamos a empresa que realizou a reforma e assim que estiver concluído iremos realizar os testes para a certificação”, disse o Prefeito Municipal de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva.
Deixe seu comentário