Inscrições para os programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão abertas
Escola de Pinhal da Serra é contemplada com projeto voltado a aprendizagem e desenvolvimento psicossocial

Em 2023, a Escola Estadual de Ensino Médio São Paulo de Tarso foi inscrita no Projeto de Atenção Plena com Foco em Aprendizagem e Desenvolvimento Psicossocial, e, para alegria de professores, direção e estudantes, em 2025 a escola foi uma das sorteadas entre mais de 580 de todo o estado do Rio Grande do Sul. Na 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange nove municípios, apenas duas escolas foram contempladas até agora: uma no ano passado e a escola pinhalense este ano.
“No ano anterior, nossa participação foi apenas como respondentes do formulário, sem um conhecimento aprofundado sobre a proposta. Já em 2025, estamos vivenciando uma experiência enriquecedora: recebemos formação e capacitação para aplicar as práticas de atenção plena em sala de aula. Hoje, temos a honra de representar todas as escolas da 23ª CRE na segunda etapa do projeto piloto”, comenta a professora responsável pelo projeto Giovana Bittencourt Falkenback Picolo.
O objetivo principal do projeto é promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de práticas que estimulem a consciência emocional, o autocuidado, a empatia, a convivência respeitosa e a cultura de paz. A intenção é fortalecer vínculos afetivos e contribuir para a formação de indivíduos mais equilibrados, éticos e socialmente responsáveis, tanto no ambiente escolar quanto na vida em sociedade.
O projeto inicial contempla apenas as turmas do 9º ano e do Ensino Médio, que são os segmentos atendidos pela escola estadual. No entanto, como o prédio é compartilhado com a escola municipal, os alunos do município começaram a ouvir sobre as práticas e se interessaram. “A princípio, aceitei aplicar a atividade com uma turma do 6º ano, mas logo a outra turma de 6º também quis participar. Para minha surpresa, até os estudantes do 8º ano B pediram pela atividade. Confesso que achei que não haveria tanto interesse, especialmente por parte dos adolescentes, mas a receptividade tem sido extremamente positiva”, destaca a professora enfatizando a felicidade com a repercussão e os resultados que estão colhendo.
Deixe seu comentário