Problemas além da pandemia

Por: Edson Varela - 761

Fechávamos a coluna com indicativo de chuva para esta quinta-feira, 06. Mas estamos há 60 dias com previsões que não se confirmam. Daí que mesmo com pingos mais volumosos previstos, não teremos quantidade suficiente, porque depois abre mais uma semana sem nada de chuva. Essa estiagem causa efeitos na agricultura, criação de gado e abastecimento. Sem contar com essa poeira danada que é um Deus nos acuda.

Em relação ao risco de desabastecimento vem de Cerro Negro o alerta e apelo. Prefeito Ademilson Conrado observa que os níveis dos poços artesianos estão baixos, podendo levar à falta d'água. Ele pediu inclusive que as pessoas evitem gastos que podem ser evitados. O prefeito se antecipa ainda sobre problemas em duas comunidades.

No Araçá um vândalo depredou as instalações do poço artesiano. Está sendo recuperado. No Cruzeirinho está sendo substituído o atual poço por um novo para captação de água. E tudo isso importa em custo. Uma caixa d'água de 20.000 litros custa quase R$ 10 mil e depende de licitação para aquisição. Não bastasse a preocupação com a pandemia, temos nossos outros problemas rotineiros na pauta para tirar o sono!

ESTIAGEM E CASAN - Técnicos que atuam na Casan em Campo Belo não têm qualquer culpa naquilo que a gente aborda aqui. Mas essa coisa de, diante de chuvas mais escassas já ser necessário pedir consumo consciente de água - por causa dos poços artesianos estarem com níveis abaixo do normal - transparece falta de investimento da empresa no município. Campo Belo é cidade grande e não pode ficar refém desse tipo de situação. E, como a Casan vive propagando lucros ano após ano, estaria na hora de pegar uma beirinha muito pequena desse dinheiro e investir no sistema de captação e abastecimento na área urbana de Campo Belo. Questão de respeito aos campo-belenses!

MAIS POLÍCIA NO CERRO - Que a população de Cerro Negro saiba que não é por falta de bater na porta que o município segue em situação precária quando o assunto é segurança. Prefeito Ademilson Conrado juntamente com a presidente da Câmara, Fernanda Conrado, e mais a vereadora Margarete Martins estiveram no 6.º BPM. Dialogaram com o Tenente Coronel Fabiano da Silva pedindo o retorno dos policiais militares para Cerro Negro.

PROMESSA DO COMANDO - A presidente da Câmara, Fernanda Conrado, entregou ofício em nome de todos os vereadores e ainda um abaixo-assinado da população pedindo a volta do policiamento presencial, como era anteriormente. O comandante Fabiano prometeu visitar Cerro Negro e garantiu que será o primeiro município da região a receber efetivo, quando chegarem os novos policiais que estão em curso de formação.

Comitiva de Cerro Negro na sede da PM em Lages

ENFERMEIRAS - Prefeita Milena Lopes esteve nos últimos dias de abril dialogando com a colega de profissão, a enfermeira e secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Foi mais uma troca de ideias e atualização de demandas de Vargem, visto que com essa instabilidade do quem sai e quem fica no governo, não dá para fazer planos a médio e longo prazo. Mas se Daniela Reinehr se tornar governadora definitiva, a prefeita Milena terá mais razão para frequentar a Secretaria de Estado da Saúde por causa da excelente relação com Carmen Zanotto.


Prefeita Milena e secretária Carmen na prosa em Floripa

CARMEN VAI OU FICA? - Essa é uma das dúvidas sobre os desdobramentos do impeachment de Moisés, com julgamento programado para esta sexta-feira, 07, em Floripa. Carmen Zanotto segue secretária da Saúde, independente de Daniela se tornar definitiva no cargo ou Moisés assumir? Ou retorna ao mandato no DF, numa situação que seria ruim para a Saúde que, por causa da pandemia, não pode ficar nesse entra e sai de secretário. De qualquer forma, com Daniela, Carmen segue por SC.


Daniela se torna efetiva como governadora ou volta a ser vice? Resposta na virada de sexta para sábado, a princípio

QUEM GANHA? - Durante entrevista a uma rádio de Rio do Sul o ex-governador Colombo foi indagado sobre quem tocaria Santa Catarina, considerando os cenários do impeachment. "Não sei quem sai. Não sei quem fica. Mas sei quem perde: Santa Catarina". Colombo que nesta semana também proseou com o prefeito de Lages, Antonio Ceron. Na pauta, a eleição de 2022.

Colombo e Ceron na prosa sobre a sucessão em SC

MESMO LADO - Anitense que viveu tempos de tensão e discussão no mandato anterior quando vereador e prefeito se digladiavam me interpela: "O que é que aconteceu com a política em Anita que parece que murchou tudo?". Acabamos respondendo aquilo que ele já sabia: "As coisas se acalmaram porque está todo mundo do mesmo lado". Daí não tem encrenca, não é mesmo?

COISAS DA PANDEMIA - Abdon Batista preparou uma grande festa ano passado para comemorar aniversário. Nada se realizou por causa da pandemia que exigiu cancelar shows e toda a programação. Esperava-se que neste ano fosse diferente, com a Covid-19 sob controle, povo vacinado e tudo voltando ao normal. Mas que nada. Abdon fechou 32 anos de emancipação com uma programação discreta, porque os protocolos assim determinaram. Mas o prefeito Dile garante que se tudo estiver dentro da normalidade em 2022, o abdonense vai festejar os 33 anos do município. A coisa não foi mais discreta em Abdon neste ano porque ainda tivemos Paulinho Mixaria dando as caras para algumas gargalhadas nestes lados.


Prefeito Dile e o vice Cleito Pitz com o Mixaria nos 32 anos discretos de Abdon

POUCA VACINA - Deus que me perdoe, mas é muita lentidão na entrega de vacinas para os municípios imunizarem a população. Para concluir a faixa de 60 anos ou mais e iniciar a vacinação daqueles com comorbidades (doenças pré-existentes), Campo Belo do Sul recebeu nesta primeira semana de maio apenas 475 doses. Para Anita foram apenas 250. Outras 140 doses a Cerro Negro e meras 105 a Capão Alto. Não tem como se acelerar uma vacinação com uma coisa assim, a conta gotas!

DUAS TRAGÉDIAS - No intervalo de 72 horas o estado de Santa Catarina é abalado por duas grandes tragédias. Uma delas a morte de três crianças carbonizadas no sábado, 02, em Lages. Na terça-feira, 04, o 'massacre de Saudades' com a morte de estudantes e duas profissionais da Educação. Além de lamentarmos o ocorrido, tais episódios precisam servir de alerta para reforçarmos cuidados de segurança em casa e na escola.


Registro dos Bombeiros durante a atuação no 'massacre de Saudades'

IPTU EM ANITA - Embora meio salgadinho o reajuste de 21,97% no IPTU deste ano em Anita, aquilo que os municípios arrecadam com esse imposto é muito pouco perto das demandas a serem custeadas. E para quem tem dinheiro na poupança, uma sugestão: pague o IPTU com 10% de descontos até o próximo dia 10 de maio, segunda-feira da semana que vem. O rendimento do dinheiro guardado é muito pouco perto da vantagem do desconto.




correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos