Em 2012, os dois primeiros reassentamentos coletivos construídos pela BAESA completam oito anos: a Comunidade Rural Boa Vista, instalada em Anita Garibaldi/SC, numa área com 352 hectares, e a Comunidade Rural Nossa Senhora da Salete, implantada no município gaúcho de Esmeralda/RS, cuja área é de 780 hectares.
Se no ano de 2004, a mudança para a nova propriedade era vista com receio e apreensão por parte das famílias reassentadas, passados oito anos de instalação nas comunidades rurais, os moradores sabem o quanto valeu a pena trocar a antiga moradia nas barrancas do rio Pelotas pela nova casa, erguida em áreas com extensão média de 20 hectares. Soma-se a isso a construção de galpão para o trabalho, benfeitorias comunitárias, rede de energia elétrica, sistema de abastecimento de água, lavoura para plantar e proximidade com o centro urbano dos municípios.
Da vida difícil e de pouca perspectiva para a maioria das famílias reassentadas restou apenas a lembrança, porque a realidade atual é bem diferente: de simples arrendatários que cultivavam milho e feijão para subsistência surgiram agricultores donos da própria terra, que hoje contabilizam bons resultados com produção de leite, fruticultura, criação de peixes, apicultura, artesanato e outras atividades econômicas.
Deixe seu comentário