Regional de Saúde de Lages toma medidas preventivas contra gripe suína na serra

Jornal Correio dos Lagos

Fernando Junior Ambrosio

Apesar de não haver nenhum caso de gripe suína na região, a Gerência Regional de Saúde, seguindo o protocolo estabelecido pela Gerência Estadual, está tomando medidas preventivas para que a pandemia não ataque os doze municípios abrangidos pela SDR Lages. O hospital Tereza Ramos já está devidamente preparado para receber pessoas com suspeita da doença. A orientação é que todo cidadão que manifestar sintomas de gripe comum procure um posto de saúde, a fim de receber avaliação médica. Se algo incomum for detectado, o paciente será encaminhado para o hospital, aonde receberá os devidos cuidados.
Desde a semana passada, a gerência de saúde vem ministrando palestras orientadores à professores da rede pública. "Qualquer pessoa pode ser acometida pelo vírus, por isso, é importante que seja feito um trabalho direcionado a educadores, para que eles instruam os alunos, que, por sua vez, instruirão os pais", diz o Gerente de Saúde, Saulo Tadeu Branco, ressaltando ainda que a sociedade deve unir-se para prevenir a gripe suína. "A precaução é uma forma de combater", conclui Saulo.
A gripe suína é causada pela Influenza A, um vírus originado a partir da mutação de segmentos dos genes do homem, da ave e do porco. É a primeira
vez na história que esta combinação genética ocorre. O primeiro caso da gripe foi detectado em dezembro de 2008, no México, e o vírus espalhou-se rapidamente pelo mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até aqui, a pandemia fez mais de 700 vítimas.




correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos