logo RCN

Município sofre com um problema que afeta principalmente os agricultores

Celso Ramos

A estiagem castiga o município catarinense de Celso Ramos há pelo menos 60 dias. Isso fez com que a administração municipal decretasse situação de emergência. A falta de chuvas afeta os produtores do campo, que já registram perdas de até 50% na produção das safra de milho e 30% na safra de feijão, além de perdas nas pastagens.

O secretário de agricultura Lucir Surdi, juntamente com os engenheiros agrônomos Renato Maciel e Rubens Varela estiveram visitando várias propriedades do interior. Segundo o secretario é desolador o que se vê: "É uma situação extremamente crítica. O milho já apresenta amarelão nas folhas, fenômeno típico de escassez hídrica, a soja e o feijão também sofreram perdas, pois a falta d´água impediu o crescimento desses grãos", afirma o secretario. "Parece que estamos no sertão semi-árido do nordeste, mas na verdade estamos em Celso Ramos", complementa o secretário.

Uma grande preocupação que administração municipal através da secretaria municipal vem tendo, é em relação aos agricultores. O sustento da grande maioria está nas lavouras de milho e feijão e na pecuária leiteira e de corte.

O decreto de situação de emergência, juntamente com um documento de notificação prévia de desastre já foram enviados para a Defesa Civil Estadual na segunda-feira (13). Junto ao documento serão anexados relatórios que fazem parte do processo de decretação de emergência, dentre eles o Avadan, que é a avaliação dos danos que está sendo elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura.

Muitas famílias estão ficando sem água para consumo humano e para os animais. Com o município oficialmente em situação de emergência será possível buscar recursos necessários para o atendimento a essa população em grande dificuldade.

Anterior

Vereadores fazem vistorias em obras do município

Próximo

Manejo do solo foi tema de palestra em Abdon Batista

Deixe seu comentário