CONFIRA ENTREVISTA COM OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE CAMPO BELO DO SUL

Campo Belo do Sul

Fernando Junior Ambrosio

Nome completo: Edilson José de SouzaIdade: 42 anosNaturalidade: Otacílio Costa ? SCEscolaridade: Superior CompletoCargos Públicos Ocupados: NenhumFormação Profissional: Religioso (Padre)Nome da Coligação: Chapa Pura PMDB ? 15 A Força do PovoNome completo do Vice- candidato: Nazarete Neto Pinheiro Furtado

 

Nome completo: Firmino Aderbal Chaves Branco - Idade : 68 anos - Naturalidade: Lages - SC - Escolaridade: Superior completo - Cargos públicos ocupados: Vereador, Vice-Prefeito, Prefeito - Formação Profissional: Bacharel em Ciências Contábeis - Nome da Coligação: \"Continue, com seriedade e competência\" - Nome completo do Vice-Candidato: Adair Darlei Tessaro

 

Nome completo: Terezinha Branco de Moraes  - Idade ? 49 anos - Naturalidade- Campo Belo do Sul - Escolaridade- Superior Completo - Cargos Públicos Ocupados ? Diretora de Finanças, Saúde e Assistência Social, Secretaria de Saúde e Assistência Social, 1ª Vereadora eleita no município, exercendo seu 3º mandato, Secretária Geral da Uveres (União de Vereadores da Região Serrana). - Formação profissional ? Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing - Nome da Coligação ? \"UNIDOS EM DEFESA DO POVO\" - Nome completo do Vice- Prefeito ? José Alzemiro da Silva- MIRO BELAU

 

ENTREVISTA

Correio dos Lagos - Qual o principal motivo de sua candidatura?

Edilson de Souza - Minha vocação é trabalhar para o povo.

Firmino A. C. Branco - Através da reeleição, dar continuidade ao trabalho iniciado, onde se buscou uma gestão social responsável, para auxiliar à população mais carente, através de saúde para todos, sem filas e medicação adequada. Educação básica e merenda de qualidade, inclusive na área rural. Com a casa arrumada, nesta segunda gestão, aperfeiçoar estas iniciativas, priorizar investimentos necessários na área rural e urbana através de uma gestão austera, isto é, com seriedade e competência.

Terezinha B. de Moraes - Como filhos desta terra, temos o dever e a obrigação de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de nosso município.

Correio dos Lagos - Você se sente preparado para assumir o posto de Prefeito de Campo Belo do Sul? Por que?

Edilson de Souza - Sim, porque administrar é o meu forte, já venci muitos desafios nesta área.

Firmino A. C. Branco - Sem sombra de dúvida. A vida pública me credenciou, através dos mandatos a qual pude exercer do verdadeiro papel do administrador público, sempre sensível às necessidades e procurando atender ao máximo de pleitos da comunidade, sem esquecer da gestão responsável.

Terezinha B. de Moraes - Sim. Pois, a experiência administrativa nos levou a enfrentar este desafio para realizar uma proposta de governo, baseada na realidade e nos anseios dos campo-belenses.

Correio dos Lagos - Quais serão suas primeiras providências, ao assumir a prefeitura de Campo Belo do Sul caso vença as eleições do dia 5 de outubro?

Edilson de Souza - Fazer uma \"radiografia\" da situação encontrada, tomar conhecimento do orçamento previsto pela atual administração para 2009, confrontar previsões de receitas e despesas, levantamento do patrimônio e ainda fazer reuniões setorizadas com os servidores e a comunidade, para melhor conhecê-los, saber das suas dificuldades e ouvir sugestões.

Firmino A. C. Branco - Como possuo uma equipe sintonizada e preparada para dar continuidade, buscar e fortalecer as parcerias necessárias junto ao Governo do Estado e principalmente com o Governo Federal através de convênios, para alocar os recursos que tanto o município necessita e clama para dar sequência aos investimentos tanto na área urbana como na rural e, desta maneira criar melhorias, oportunidades e renda.

Terezinha B. de Moraes - Administrar o Município de forma participativa envolvendo a comunidade, mantendo a transparência nas ações, reestruturação administrativa valorizando o Funcionário, além de proporcionar: geração de emprego e renda, Saúde, Educação, Habitação e Lazer a todos os campo-belenses.

Correio dos Lagos - Quais são seus planos para os seguintes setores:

Edilson de Souza - Educação

Sabemos que 25% do orçamento, são aplicados na educação. Serão mantidas as escolas municipais, tanto no interior quanto na sede do município, buscar a valorização dos profissionais da área, discutir com eles os investimentos na educação. Trabalhar a área cultural, dando ênfase às culturas regionais e de outras etnias instaladas no município. Atenção especial ao transporte escolar.

Saúde

Outros 15% do orçamento obrigatoriamente são aplicados nesta área, não são suficientes, mas se agregados aos valores repassados pelos governos, federal e estadual através dos convênios, aliados ao trabalho desenvolvido pelos valorosos profissionais que trabalham na área, tem como proporcionar um atendimento digno na área de saúde. Buscar a ampliação de equipes de agentes de saúde e da família, fortalecer a parceria com o hospital local.

Social

Esta é uma área que deverá receber uma atenção especial, onde a nossa proposta de governo municipal prevê atendimento constante à população de risco e, propõe ainda a criação do BALCÃO CIDADÃO, que visa centralizar o atendimento ao cidadão, dando orientação e encaminhamento na busca dos seus direitos. É pensamento nosso, formalizar convênios com as universidades da região, utilizando-se de acadêmicos das áreas afins (Direito, Assistência Social, etc.) para o atendimento.

Obras

Reconstrução das estradas vicinais, mais calçamento para o perímetro urbano, buscar mecanismos para solução definitiva dos problemas de esgoto e ainda da coleta de lixo no município. Adequação de espaço para área industrial, oferecer parceria para melhoria nos acessos fora da malha viária do município.

Esportes

É através do esporte que se processa com maior facilidade a inclusão social de crianças, jovens e também adultos. Temos em mente fazer parceria com a Escola Estadual do município e comunidades do interior, para desenvolver competições de várias modalidades, integrando as comunidades estudantis e de moradores do interior e da sede do município.

Firmino A. C. Branco - Educação

Buscar a excelência, sem crianças fora da sala de aula, merenda de qualidade indiscutível e, na zona rural, transporte de qualidade e garantido. Dar continuidade no projeto inédito na região que é o Ensino Médio para a Itinerante. Para tudo isto dar certo, investir acima de tudo nos educadores, através do reconhecimento, qualificação e ambiente de trabalho, afinal de contas, sou professor.

Saúde

Continuará sendo um dos pilares da minha administração, pois não existe cidadania sem a garantia da saúde para a população. Descentralizamos o atendimento, procurando humanizá-lo, sem filas de espera e disponibilizando uma gama de remédios gratuitos muito maior do sugerido. Aumentar a freqüência e oferta de médicos de outras especialidades, principalmente do médico de família para o interior, praticando a medicina preventiva.

Social

Fazer políticas integradas, procurando produzir uma somatória de ações visando proteger as famílias mais carentes, através de parcerias com a sociedade local, Empresários, ONGs e com todas as esferas do Poder Público constituído. Encontrar soluções concretas para reduzir o déficit habitacional e, cadastrar e estender ao máximo de clientes os benefícios sociais vigentes.

Obras

Pavimentar os principais acessos urbanos e assim criar o anel viário, objetivando uma melhor trafegabilidade. Modernizar a patrulha, adquirir uma carregadeira hidráulica para realizar o alargamento e cascalhamento das principais rodovias municipais. Buscar convênios para o saneamento através de estações de tratamentos de efluentes. Construção de um centro de eventos e revitalização de praças.

Esportes

Reforma do campo de futebol e arquibancadas junto ao ginásio de esportes e assim, referendar o município como a capital do esporte amador da Região dos Lagos, através do apoio incondicional à CME. Apoio aos CTGs através da construção de cancha de laço , parque de eventos e exposições municipal. Instalação das Academias da Terceira Idade nas praças públicas.

Terezinha B. de Moraes - Educação

Dentre das muitas ações que a educação necessita destacamos algumas: Revisão do plano de cargos e salários do magistério municipal; buscar parcerias com instituições de ensino superior e técnico para realização de cursos no município, apoio pedagógico e atendimento especializado para os alunos; creche em período integral.

Saúde

Implantar o Programa \"Saúde do Trabalhador\";

Aumentar o atendimento médico e odontológico nas comunidades do interior;

Ampliar a lista de medicamentos da Farmácia Básica;

Buscar parcerias para melhorar o atendimento médico hospitalar (exames, consultas, RX, médicos especialistas, etc.);

Plantão Médico (sobreaviso).

Social

Valorizar o cidadão campo-belense no contexto social; melhoria na habitação com reformas e construção de casas e condomínios; proporcionar áreas de lazer;

Obras

Padronizar estradas do interior (cascalhamento, manutenção e alargamento);

Pavimentar ruas do perímetro urbano;

Construir abrigos de ônibus;

Implantar saneamento básico;

Padronizar o passeio público, sinalizar e embelezar a cidade.

Esporte

Desenvolver projetos de incentivo para novos talentos, na área urbana e rural;

Viabilizar, através de competições, parcerias que contemplem todas as modalidades;

Criação de campos de futebol suíço.

Correio dos Lagos - Quais os motivos que as pessoas teriam para votar na sua pessoa?

Edilson de Souza - Pelo reconhecimento ao meu trabalho desenvolvido ao longo destes quase oito anos junto a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, incluindo aí Cerro Negro; pelos desafios que vencemos nestes anos, organizando as comunidades, evitamos o fechamento do hospital e ainda estamos reformulando inteiro, dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária, o trabalho junto a Associação dos Caminhoneiros, trabalhos pastorais, entre outros.

Firmino A. C. Branco - Pelo comprometimento com a sociedade campobelense, seriedade e respeito com o dinheiro público.

Terezinha B. de Moraes - Pela experiência, honestidade, confiança e serviço prestado à comunidade campo-belense.

Correio dos Lagos - No seu plano de governo tem alguma ação que possa atrair a instalação de novas empresas na cidade e assim, garantir a geração de novos empregos?

Edilson de Souza - Sim, no Eixo de Desenvolvimento Econômico, está inserido o estímulo ao desenvolvimento econômico, para que surta os efeitos no desenvolvimento humano. Buscar e oferecer apoio para empresas que possam explorar as vocações naturais do município.

Firmino A. C. Branco - Com a LRF, muitos das vantagens que o Prefeito poderia repassar para que novas empresas se instalem, tornaram-se crimes sob a forma de renúncia fiscal. Assim sendo, pretendo tornar o município um canteiro de obras através de parcerias e convênios, possibilitando assim aos moradores novas oportunidades e renda, através da prestação de serviços e pequenas indústrias e comércio fornecedoras de materiais necessários à estes empreendimentos .

Terezinha B. de Moraes - Sim. Teremos uma equipe técnica para estimular, orientar e captar novos empreendedores, oferecendo-lhes condições como infra-estrutura e estimular o crescimento das empresas já existentes em nosso município.

Correio dos Lagos - Uma grande obra que pretende realizar em sua gestão, caso seja o prefeito eleito de Campo Belo do Sul?

Edilson de Souza - Vejo cidades na região serrana resolvendo definitivamente os problemas de esgoto, da coleta de lixo, através de recursos do Governo Federal a fundo perdido, ou com participação mínima de contrapartida do município. Repensar a área industrial, ampliando o espaço para novas instalações e se for de vontade dos empresários lá instalados, mudar para outra área mais apropriada.

Firmino A. C. Branco - Construção do Centro de Eventos e Parque de Exposições Municipal.

Terezinha B. de Moraes - Melhorar as condições habitacionais de nosso povo.

Correio dos Lagos - Qual será a marca de sua administração? O que o povo pode esperar?

Edilson de Souza - Muito trabalho, austeridade e transparência. Todas as ações serão voltadas para o coletivo, sempre visando melhorar a vida das pessoas.

Firmino A. C. Branco - Administrar para o povo e pelo povo. Uma administração austera, responsável e comprometida.

Terezinha B. de Moraes - Administrar para os campobelenses com transparência, seriedade e honestidade nos atos administrativos, buscando melhor qualidade de vida.

Correio dos Lagos - Qual o setor do Município que irá receber a maior atenção durante os próximos quatro anos? Por quê?

Edilson de Souza - Será na área social e de desenvolvimento humano. Considerando o baixo índice do IDH da nossa gente, conforme os índices; temos que olhar mais de perto e fazer investimentos significativos no setor, para que de forma mesmo que lenta, seja gradual a reversão do quadro atualmente apresentado.

Firmino A. C. Branco - Será sempre a Educação, uma vez que ela, como determina a atual legislação, fica com a maior fatia do orçamento.

Terezinha B. de Moraes - Todos os setores terão a atenção devida, levando em consideração os anseios e as necessidades do povo, o setor de geração de emprego e renda, a agricultura oferecendo melhores condições ao homem do campo de produzir e escoar sua produção.

Correio dos Lagos - Fale sobre os incentivos que pretende dispensar para promover o turismo no Município?

Edilson de Souza - A região serrana tem como vocação natural o turismo rural e, mais especificamente estes municípios que abrangem a região dos lagos, após o advento das barragens de Barra Grande e Campos Novos, começam a dar os primeiros passos para oferecer atrativos ao turismo aquático, agregado ao turismo rural; para que isso seja possível, é necessário divulgar nosso município e buscar experiências em regiões semelhantes.

Firmino A. C. Branco - Através da construção de um Centro de Eventos, pretende-se incentivar o turismo de negócios, fundamental para apresentar as potencialidades do município, entre elas o turismo. Ela contribuirá também, de maneira determinante seja através do incentivo como na capacitação dos empreendedores locais (artesãos, comércio, etc.) na exploração desta atividade.

Terezinha B. de Moraes - A \"Rota dos Lagos\", é uma possibilidade de Desenvolvimento turístico, para se concretizar precisa de parcerias, um planejamento racional e tecnicamente elaborado, com a participação dos munícipes que conhecem as potencialidades do município e região.

Correio dos Lagos - Campo Belo do Sul é considerado o principal produtor de grãos da serra catarinense. Quais os incentivos que pretende oferecer nesta área, visando melhorar a qualidade de vida dos agricultores campobelenses?

Edilson de Souza - O nosso município nos últimos anos cresceu muito na produção de grãos e, a exemplo da pecuária e fruticultura, ainda do extrativismo do pínus, a principal dificuldade do setor produtivo que explora a área rural, são as estradas. Faremos um planejamento em conjunto com os produtores, para oferecer um atendimento na conservação das estradas, de forma adequada, conciliando épocas de cultivo e safra.

Firmino A. C. Branco - Além do incansável apoio à distribuição de calcáreo, manutenção de estradas, subsídios à Patrulha Mecanizada aos pequenos agricultores e assistência técnica em parceria com a Epagri, pretende-se apoiar atividades que venham agregar renda ao produtor agrícola, como a instalação da suinocultura, gado de leite e apoio à comercialização através de convênios.

Terezinha B. de Moraes - Melhorar as condições de produção e escoamento da safra agrícola, com manutenção permanente das estradas, parceria com poder público para a formação de associações e cooperativas, a diversificação de atividades, acompanhamento técnico, formação de agroindústrias, agregação de valor a produção gerando renda e empregos, um eficiente freio para o descontrolado processo de êxodo.

Correio dos Lagos - O setor madeireiro, tradicionalmente sempre foi uma atividade bastante destacada no Município. Além dos muitos empregos gerados, contribui diretamente para o fortalecimento da economia local. Fale sobre suas pretensões para o setor?

Edilson de Souza - Sabemos das dificuldades que passa este setor, em virtude da crise cambial, mas onde o poder público municipal pode ser parceiro é, atrair empresas do ramo que agreguem valores, industrializando a madeira aqui no município; fazer a conservação das estradas para facilitar o extrativismo e ainda buscar soluções para os problemas da área industrial, que basicamente absorve empresas do ramo madeireiro.

Firmino A. C. Branco - Há a necessidade de investimentos em equipamentos e recursos humanos para produzir ítens diferenciados e que agreguem valor à nossa matéria prima. Acredito que havendo uma maior oferta de matéria-prima, surja o interesse de novas empresas com este perfil para formalizar as parcerias com as já instaladas no município. Para tanto, aposto na busca de parcerias para incentivar o pequeno produtor a ter parte de sua área reflorestada, oportunizando-o a ter mais uma fonte de renda.

Terezinha B. de Moraes - Incentivar a agregação de valores, com parcerias entre empresas e poder público, para que a madeira industrializada aqui mesmo, como indústria moveleira, de celulose e outras, gerando assim emprego e renda que é um dos principais objetivos de nossa administração.

Correio dos Lagos - Para finalizar, deixe uma mensagem aos eleitores desta maravilhosa cidade.

Edilson de Souza - \"Nos dirigimos ao eleitor de Campo Belo do Sul, através de uma mensagem simples, pedindo que ao escolher os seus candidatos a prefeito, vice e o vereador, façam uma reflexão, sobre os candidatos e as probabilidades de os mesmos desenvolverem um trabalho com fins coletivos, de seriedade, austeridade e ainda transparência. Agora você é o patrão, saiba escolher quem vai trabalhar para você e para a sua comunidade nos próximos quatro anos\".

Firmino A. C. Branco - Gostaria de utilizar este espaço cedido gentilmente por este importante veículo de informação para nossa região , agradecendo a iniciativa e manifestar o desejo de continuar juntamente com o meu Vice, Sr. Adair, a administrar esta cidade com o apoio e participação de você caro(a) eleitor(a), que sempre foi o centro de nossas melhores intenções. Acumulamos experiência, desvendamos o caminho das pedras e hoje temos a convicção de poder fazer muito mais. Contamos com a sua confiança. Obrigado!

Terezinha B. de Moraes - \"Aos Campobelenses, tenham a certeza que a nossa Vitória será a vitória do povo\".




correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos