Sorvete: O doce amigo de 45 anos de profissão

Thaís soares - 729

Há 45 anos, os dias quentes do verão em Anita Garibaldi contam com um sabor especial e refrescante para quem visita a Sorveteria da Dona Arilde. Nesta data de 23 de setembro celebra-se o Dia do Sorvete e nesta edição contamos a trajetória de Arilde Maria Piardi Duarte, uma senhora de 89 anos, que por amor à profissão, se dedica há tantos anos à sorveteria.

Gaúcha, nascida em Flores da Cunha, Arilde, o esposo Vitor Gomes Duarte (in memoriam) e a família moravam no município de Barracão, também no Rio Grande do Sul, e decidiram residir em Anita Garibaldi.

O casal trabalhava junto no minimercado chamado Vitor Bar. Enquanto o marido ficava mais especificamente nos afazeres do mercado, Arilde era responsável pela venda de sorvetes. "No início, já faz 45 anos, vendíamos picolé, depois começamos a vender sorvetes na casquinha e cascão, e com o passar dos anos foi mudando e veio o buffet, que foi e é um sucesso", recorda Dona Arilde.

Junto à venda de sorvetes, a mãe de cinco filhos decidiu empreender também num outro ramo, montou uma pizzaria, a qual atendeu ao público por cinco anos.

A perca do esposo há 32 anos e posteriormente o falecimento de uma filha, há 17 anos, trouxeram profunda tristeza para Dona Arilde, que pensou em não continuar mais com a sorveteria, porém, com o apoio dos quatro filhos, decidiu continuar e está até hoje.

Onde era a garagem, Dona Arilde reformou e transformou na sorveteria. Já o antigo espaço onde fora o minimercado, depois pizzaria e sorveteria, foi alugado.

A proprietária tem planos futuros, inclusive já no papel, de ampliação da sorveteria, com planejamento de oferecer aos clientes além de sorvetes, buffet, açaí, milk shake e bebidas, também sobremesas e doces.

A pandemia trouxe mudanças na rotina de Dona Arilde, pois foram seis meses com a sorveteria fechada. "Em março, poucos dias antes de parar tudo por conta da pandemia, compramos uma carga de sorvetes e tivemos que doar praticamente tudo. Esperamos que o verão volte e nos ajude nas vendas", comentou.

Recentemente a sorveteria Dona Arilde voltou a atender os clientes, tomando todos os cuidados devidos de proteção e higiene. "Eu gosto muito desse serviço, sempre gostei e não aguentava mais ficar só em casa. Mesmo tendo minhas dificuldades e limitações por conta da idade, todos os dias abrimos a sorveteria à tarde e estou lá ajudando no caixa. Conto também com a ajuda da minha filha e nesses anos muitas pessoas trabalharam comigo", conta sobre o dia a dia.

Ainda em 2020, Dona Arilde completa 90 anos, e destes, 45 foram servindo essa sobremesa tão adorada, que faz a alegria de todas as faixas etárias.


Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos