Sonho idealizado e conquistado por moradores de Cerro Negro

09 Fevereiro 2018 16:19:17

Ao total serão construídos 47 banheiros

Kely Matos

Ter uma moradia digna com conforto e segurança, garantindo a qualidade de vida dos familiares, é o sonho de qualquer pessoa, e não é diferente para os moradores do município de Cerro Negro.


Através de projeto cadastrado na FUNASA e recursos na casa dos 494 mil reais, será possível construir 47 banheiros aos moradores do interior do município. Este projeto foi licitado em 2015 e somente agora o sonho de ter um banheiro em casa está se tornando possível.


Essa é a realidade da família de Rosilda Ribeiro da Silva, de 35 anos. Na casa moram cinco pessoas e durante toda a vida da agricultora, esse é o primeiro banheiro que ela tem em casa. “É muito bom e faz a diferença, estamos muito felizes, e se não fosse essa ajuda nós nunca teríamos como ter um banheiro”, lembra a mulher que tem as filhas adolescentes e residem na comunidade do Cruzeirinho há três anos.


Patrícia da Silva é outra moradora da comunidade. Ela e mais quatro pessoas residem na casa e o banheiro de madeira era o único utilizado pela família antes de serem contemplados com um novo e completo banheiro. “Melhorou a saúde, estamos mais felizes e a gente não tinha condições de construir, pois esse era um sonho que não tinha como se tornar realidade”, comenta.


Os banheiros são completos, com fossa séptica dentro dos padrões exigidos pela FUNASA e a prefeitura realizou a terraplanagem e auxiliou no que foi necessário para a construção dos banheiros.


Das 47 famílias selecionadas através do Cadastro Único e pela Secretaria de Assistência Social, cinco já receberam as chaves das mãos do prefeito Ademilson Conrado e do vice – prefeito Adelar e estão usufruindo das novas instalações. “É algo simples, mas que faz toda a diferença na vida de uma família. Ver a alegria no rosto de cada morador é algo que nos emociona e faz com que busquemos cada vez mais para a nossa gente”, comentou o prefeito Ademilson.


Dona Maria de Lurdes dos Santos, tem 57 anos, e na sua casa moram quatro pessoas. Eles também usavam um banheiro de madeira e foram contemplados. “É uma emoção que não sei explicar. A gente ganha somente para sobreviver e nunca iria conseguir construir um banheiro como esse, é muito gratificante”, agradeceu dona Maria.


Os moradores da comunidade do Araçá também estão sendo contemplados, como é o caso da família de Sonia Mara dos Santos que recebeu o banheiro e diz que esse apoio mudou a vida deles e estão muito felizes.


Em quase 60 anos de vida, esse é o primeiro banheiro de material que Nelci de Barros Moraes utiliza. Ela reside com o esposo e a realidade há alguns meses ainda era o banheiro de madeira sem nenhuma estrutura e agora a realidade é outra. “É um passo muito grande, pense bem, moramos no interior, vivemos da lavoura e agora chegar em casa e tomar um banho desses para depois descansar é algo que eu sonhava, é uma mudança de vida e só nos resta agradecer tudo o que fizeram por nós. Muito obrigado”.


Cada banheiro tem um custo de R$ 11 mil através do projeto da FUNASA e sem custos para os moradores beneficiados.

 

Imagens


correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos