Pecuaristas participam de Oficina Técnica, através do programa ATeG em Anita

10 Maio 2019 15:05:01

Kely Matos - 657

Na tarde de sexta - feira (3) aconteceu na Fazenda São Sebastião do Arrozal, propriedade do pecuarista Paulo Alexandre Frescki, localizada na comunidade do Arrozal, interior de Anita Garibaldi, uma oficina técnica realizada através do programa ATeG - Programa de Assistência Técnica e Gerencial, ofertado através do SENAR/FAESC/SEBRAE em parceria com o Sindicato Rural e tem como coordenador no município o médico veterinário Marciano Antunes.

A tarde de oficina reuniu cerca de 30 pecuaristas que participam do programa, os quais puderam esclarecer dúvidas através da palestra e conversa com o engenheiro agrônomo Celio Souza.

Os pecuaristas conheceram a propriedade de Paulo, que tem atividades desde o ano de 1991, quando assumiu os trabalhos, porém a atuação com o gado iniciou no ano de 2015, e no programa ATeG em 2017. Através de dados apresentados pelo veterinário Marciano, é possível acompanhar a evolução do rebanho de Paulo após o início do programa.

"Antes de participar deste programa, meus animais eram desparelhos e agora tenho um rebanho de boa qualidade, com uma boa genética. Está sendo muito importante, de muito aprendizado, pois estamos vendo os resultados e isso nos anima. Sabemos que temos que investir, que muitas vezes o retorno demora, mas é certo que na frente o retorno vem e isso é gratificante", comentou o pecuarista e dono da propriedade, Paulo Frescki.

O programa ATeG iniciou a segunda turma no mês de abril com a participação de mais 17 produtores, totalizando 41 propriedades assistidas pelo programa em três anos.

O coordenador do programa, o médico veterinário Marciano destacou que neste ano o IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo irá beneficiar todos os produtores do programa, sendo 100 protocolos por propriedade. "Houve uma evolução muito grande na questão de manejo de animais, melhoramento genético, melhoramento de pastagem e com ênfase na gestão da propriedade onde os produtores terão uma ideia dos custos, investimentos e lucros", comentou Marciano.

O pecuarista e participante do programa há dois anos, Denner Bitencourt Rodrigues destacou que essa assessoria do programa ATeG veio de encontro com as necessidades dos produtores. "Sem esta parceria do Sindicato Rural, SENAR, FAESC e SEBRAE talvez o produtor não tivesse a oportunidade de ter ótimos profissionais nos auxiliando. Há dois anos participamos do programa e já estamos colhendo os resultados", citou o produtor destacando, também, a importância das oficinas para aproximar o grupo e esclarecer dúvidas quanto ao programa e avaliar os resultados já obtidos.

Durante a Tarde de Campo, o grupo pôde observar o gado produzido, manejo com pastagens, esclareceu dúvidas e ao final foi agraciado com um café.


Imagens




correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos