Novo secretário na educação municipal de Anita Garibaldi

09 Fevereiro 2018 15:13:55

Thaís Soares - 592

Desde o último mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi está com novo secretário. Miguel Dutra assumiu o cargo em um momento em que a educação da rede municipal passa por mudanças. Professor há 26 anos, também foi vereador por dois mandatos. Em entrevista, ele comenta sobre seus objetivos à frente do setor público, o cronograma em curto prazo dos trabalhos da secretaria, bem como projetos e ações que estão sendo desenvolvidas em busca de melhorias para o ensino. 

Correio dos Lagos – Qual sua visão e intenções com relação ao trabalho em desenvolvimento na Secretaria e Educação?
Miguel Dutra
- Pretendo dar continuidade ao trabalho em execução, como os projetos voltados à educação, cito o “Janela do Conhecimento” e o Plano Anual de Atividades Esportivas desenvolvido pelo Clube Esportivo e Recreativo Anitense (CERA), bem como será implantado o Projeto em parceria com o setor de Meio Ambiente, que irá trabalhar a questão do cuidado com o lixo, desde separação até compostagem, hortas escolares e todo o contexto de educação ambiental. A intenção é que os alunos levem para casa esse conhecimento, sendo multiplicadores. Vamos trabalhar em vínculo com a família, pois é em casa a primeira escola.

Correio dos Lagos – A necessidade na ampliação da estrutura física da rede de ensino do município é algo que demostra urgência. Há novidades quanto a isso?
Miguel
– É uma necessidade ter uma nova escola para o ensino fundamental do município. Já foi cadastrado no PAR, junto ao Ministério da Educação, um projeto para construção de um espaço educativo urbano com 12 salas, auditório, biblioteca e demais ambientes que proporcionem conforto, tendo capacidade de atendimento para 780 alunos, que seria a nova escola municipal. Na próxima semana o prefeito João Cidinei irá para Brasília e levará em mãos o projeto para a certificação de não haver pendências. Necessitamos, também, renovar a frota do transporte escolar. Para tal já foi cadastrado projeto para aquisição de 18 ônibus. Isso não quer dizer que todos venham juntos, mas aos poucos vamos conseguir melhorar a frota. Outra necessidade é ampliar o espaço do Centro de Educação Infantil Anir Dalmora, no bairro Borges, para que toda a rede infantil (até cinco anos) seja atendida lá. Fomos em busca de uma emenda parlamentar, já com projeto pronto, através do gabinete da deputada estadual Ana Paula Lima, para a construção de mais quatro salas de aula.


Correio dos Lagos – No final do ano de 2017, através de acordo entre município e estado, os alunos do Ensino Fundamental 2 da Escola José Borges da Silva migraram para a Escola Estadual Padre Antônio Vieira. O que isso muda no contexto geral e estruturas de ensino?
Miguel
– A Prefeitura havia alugado o espaço onde funcionou em 2017 o Centro de Educação Infantil com alunos de 4 e 5 anos, porém o espaço precisou ser ocupado pela proprietária. A estrutura do C.E.I. Anir Dalmora no bairro Borges não tem capacidade para comportar todos os alunos, então o que no princípio do acordo era de que as crianças de 4 e 5 anos viessem para a Escola José Borges, agora são apenas os alunos de 5 anos, os demais ficarão na creche. Aqueles que completam 5 anos até 31 de março. Continua igual à mudança dos alunos de 6º ao 9º ano para a Escola Padre Antônio, ou seja, o Fundamental 2, e o Fundamental 1 permanece no município. Para essa mudança de escolas (José Borges e Padre Antônio) não é necessário fazer matrícula, pois é automático. Ainda há falta de espaço na creche para atender todos os alunos e na José Borges também não comportaria toda essa demanda, isso justifica a iniciativa.

Correio dos Lagos – Como ficou a situação dos professores do Ensino Fundamental 2 que trabalham na Escola José Borges, visto que não há mais alunos dessa faixa no município?
Miguel
- Com a migração dos alunos da José Borges para a Escola Padre Antônio Vieira, houve uma redução na necessidade de professores. Esses educadores foram remanejados para outras turmas.

Correio dos Lagos – Sendo Infantil e Fundamental o ensino a partir desse ano na Escola José Borges, houve mudanças na direção da instituição?
Miguel
– Houve alterações. A nova diretora é a professora Eliane Matos Gracietti, juntamente com Janice Maria Hermes Fernandes.

Correio dos Lagos – Tendo em vista que o projeto para nova escola já está cadastrado, a pretensão é reduzir o tempo em que os alunos do Fundamental 2 estudarão na rede estadual?
Miguel
- Sim. A medida que tiver um novo local, é obrigação do município o Ensino Fundamental. Queremos oferecer espaço adequado.

Correio dos Lagos – Na comunidade de Nossa Senhora de Lourdes está em construção uma escola municipal. Qual o prazo previsto de conclusão?
Miguel
– Estimamos que em até dois meses esteja em condições de uso. A obra está na fase de acabamento, com instalação elétrica e pintura. Este é um espaço que irá colaborar com a José Borges, pois as crianças da Cachoerinha, Lago Azul, Arrozal, Santa Terezinha... irão estudar na nova escola.

Correio dos Lagos – Qual a data para início das aulas da rede municipal?
Miguel
– No dia 19 de fevereiro de 2018. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também retorna suas atividades no mesmo dia. A mudança da data de 14 de fevereiro para 19 foi devido às dificuldades financeiras enfrentadas e ônibus sucateados. Mas garantimos a reposição desses dias letivos. Os professores já iniciaram as atividades no dia 5 de fevereiro e posteriormente será diretamente com os alunos.

Correio dos Lagos – Como professor, qual sua análise sobre a educação?
Miguel
– O objetivo da educação é que a criança sai alfabetizada, sabendo ler, escrever e interpretar, bem como as operações básicas da matemática. Acredito na educação, que ela é base para tudo, para realização dos sonhos e, inclusive, para a felicidade.

Correio dos Lagos – Como é para o senhor assumir esse cargo frente a esta secretaria?
Miguel
– É um desafio, que tenho condições de responder, pois a educação faz parte da minha vida desde criança, sempre quis ser professor. Fiz o segundo grau e Filosofia no seminário. Sou pós-graduado em História. 
 “Educai a criança e não será preciso punir os homens.” (Pitágoras)
“A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)     

Imagens



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos