Nova gestão com políticos já atuantes em Pinhal da Serra

Thaís Soares - 751

O Jornal Correio dos Lagos, seguindo a série de entrevistas com os prefeitos da Região dos Lagos, realizou na manhã de sexta-feira (19), a entrevista com o prefeito de Pinhal da Serra, José Robison Rodrigues Duarte (Robito) e com o vice-prefeito Ricardo Melo de Lima (Ricardinho).

Robito, na gestão de 2017 a 2020 era vice-prefeito, e no dia 15 de novembro de 2020 foi eleito prefeito juntamente com o vice Ricardinho, o qual atuou na gestão anterior como vereador.

Eles apresentam as ações realizadas nesses primeiros dias de atuação à frente do município, bem como destacam o planejamento para os próximos anos.

Correio dos Lagos - Quais foram os primeiros atos do novo prefeito e do novo vice-prefeito de Pinhal da Serra?

Prefeito José Robison Rodrigues Duarte (Robito) e vice-prefeito Ricardo Melo de Lima (Ricardinho) - Agradecemos o apoio da população que nos confiou estar aqui, Robito e Ricardinho, para trabalhar à frente das decisões de Pinhal da Serra. A partir do momento que fomos eleitos já começamos a trabalhar pensando em manter a sequência de projetos que atendem a demanda população, também pensamos na composição da equipe e sempre priorizando que nossas ações venham de encontro com a comunidade. Nesses 60 dias já vemos um resultado muito bom desse trabalho iniciado. Queremos seguir nessa meta, nesse ritmo, para que a nossa população seja cada vez melhor atendida. Fui em busca de recursos nesse mês em Brasília, vamos ter bons resultados dessa viagem e tudo isso são maneiras de ter mais investimentos no município.

Correio dos Lagos - Como planejaram a equipe de administração e quem são os colaboradores que compõem essa equipe?

Prefeito Robito e vice-prefeito Ricardinho - Nosso trabalho começou para ser eleito e a partir da eleição já começamos a trabalhar para montar nossa equipe, onde fizemos a troca de quatro secretários e mantiveram-se três. São profissionais com conhecimento e experiência, e também de acordo com a coligação. Se houver necessidade de mudanças nessa equipe, faremos. Estamos focados e organizados para trabalhar para a população.

Secretaria de Saúde - Kalil Ubaiter da Costa e Silva

Secretaria de Educação - Ricardo Melo de Lima

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - Paulo Claudemir Duarte

Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação - Lurdes Martins

Secretaria de Obras e Serviços - Roberlei Longhi Borges

Secretaria de Administração e Finanças - Anderson de Jesus Costa

Secretaria do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer - Ademir Antonio de Oliveira

Correio dos Lagos - Como receberam a Prefeitura nos quesitos: situação financeira, estrutura dos prédios públicos e maquinários?

Prefeito Robito e vice-prefeito Ricardinho - Tivemos algumas dificuldades de questões de arrecadações em alguns anos, mas foi feito um trabalho de conscientização de gastos e quando fechamos o mandato passado e recebemos essa gestão, de saldo livre tínhamos em torno de R$ 400 mil, ou seja, sem precisar pagar nada. Prédios públicos: temos alguns problemas de prédios públicos que agora, na sequência, vamos resolver, mas são mais questões de infiltrações... nesse sentido, não é valor muito alto. O pessoal já está se mobilizando. São desgastes naturais. Maquinário: sempre levamos o maquinário organizado, tivemos que fazer manutenções e reparos, mas ações de rotina.

Recebemos a Prefeitura sem dívidas, com muitas máquinas em boas condições. Podemos dizer que estamos no caminho certo, com os pés no chão e organizados para fazer um bom trabalho.

Correio dos Lagos - Quais os projetos iniciais e como está o planejamento de cada secretaria municipal nesse início de gestão?

Prefeito Robito e vice-prefeito Ricardinho - O principal foco é a saúde. Já recebemos uma van nova, que era uma deficiência que a gente tinha na saúde. Precisamos dar apoio à agricultura, já recebemos uma retro nova e licitamos uma patrola, de R$ 750 mil, com recursos próprios para ajudar os agricultores na retirada da safra. Junto com o prefeito de Esmeralda, vamos batalhar pela ligação asfáltica entre os nossos municípios e na questão das estradas de Pinhal, estamos focados em melhorias, investindo para manter boas condições de trafegabilidade. Sempre vamos apoiar os estudos, temos duas linhas de transporte para ensino superior. Temos que apoiar a agricultura e os jovens na formação profissional, para que assim tenham mais estabilidade, independente da escolha de atuação.

Correio dos Lagos - O mundo passa por um momento de pandemia. Como estão trabalhando nesse sentido, de modo especial, agora com a chegada da vacina?

Prefeito Robito e vice-prefeito Ricardinho - Em Pinhal da Serra foram imunizadas com a primeira dose, 83 pessoas e com a segunda dose foram 20. Sendo que 85% são profissionais da saúde, que é a norma que tem que ser cumprida. Nos nossos idosos acima de 85 anos estamos fazendo a vacinação de acordo com o prontuário dos agentes da comunidade e indo nas casas, para evitar deslocamento. Porque todas as atitudes que foram tomadas para evitar aglomerações, perante os protocolos de prevenção à COVID, foram positivas para o município. Fomos um dos últimos municípios da região a registrar o primeiro caso. Tivemos 63 casos ativos, infelizmente um óbito. Temos que valorizar sempre os funcionários de todos os setores, e na saúde igualmente temos colaboradores exemplares, todos focados num só objetivo. Tivemos também a questão do surto de Febre Amarela, foram achados bugios mortos, e conseguimos imunizar muito bem a população, ao todo o número de 2.500 pessoas imunizadas, então isso é muito positivo para o município. Acreditamos que conscientizar é fundamental para os bons resultados, pois quem ganha é a população.

Correio dos Lagos - Como está o planejamento do retorno às aulas presenciais da rede municipal?

Prefeito Robito e vice-prefeito Ricardinho - Temos uma equipe técnica que não parou de trabalhar, desde o primeiro dia útil de janeiro, já assumimos trabalhando, em virtude de ações para a busca as aulas. Tivemos bastante trabalho, nosso planejamento incluiu, no primeiro momento, a adequação física das escolas, no segundo momento fizemos com os profissionais da educação a formação da proteção com base no protocolo de como será à volta às aulas. Depois chamamos os pais por turma, para não haver aglomerações, para repassar informações sobre esse protocolo. É muito importante o apoio da família e da sociedade para que as coisas aconteçam. Ou seja, estão acontecendo esses trabalhos pedagógicos com as formações aos professores, profissionais da educação, pais e motoristas do transporte escolar. Essas formações são conjuntas com a Secretaria de Saúde, onde vários profissionais atuam. Todos empenhados para o retorno das aulas. Estamos aguardando a chegada de materiais de proteção, então já estamos em aula, porém no modelo de entrega de material impresso, estando previsto para iniciarem as aulas presenciais em 1° de março. Retornaremos no sistema híbrido 50% presencial para os alunos da educação básica. Temos uma excepcionalidade que é a Escola Princesa Isabel, na Serra dos Gregórios, que é um prédio mais amplo e será possível atender 100% dos alunos em dois turnos de 3 horas. Todas as normas do protocolo serão seguidas. Cremos que teremos bastante sucesso nesse retorno. É uma tarefa grande, mas todos estão envolvidos, há um movimento da sociedade para o retorno às aulas dentro da legalidade desse momento.

Correio dos Lagos - O que a população pinhalense pode esperar da gestão de Robito e Ricardo?

Prefeito Robito e vice-prefeito Ricardinho - Estamos dispostos e conscientes que temos que trabalhar sempre para que Pinhal da Serra seja um município de progresso a todos que vivem nele. Primeiro lugar são a saúde e a educação, o resto vem junto com isso. Agradecemos aos vereadores pela parceria e compromisso com Pinhal. Os primeiros meses estão sendo muito positivos, com os compromissos financeiros em dia. O nosso maior compromisso é manter a qualidade do serviço público dentro da legalidade. O nosso município é exemplar na região pelas atitudes, pela administração que está se tendo e contem sempre com o prefeito, com o vice e com a equipe administrativa, para que possamos prestar um bom trabalho, uma boa gestão a todos em Pinhal da Serra. Sempre que a população sentir necessidade, em qualquer lugar, podem nos procurar, pois vivemos no município e estamos sempre à disposição dos pinhalenses, para que juntos possamos construir, cada dia, um município melhor.


Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos