Empresário relata os resultados positivos de investir na energia solar

Thaís Soares - 697

Preservar o meio ambiente é também sinônimo de economia. O empresário Odari Freski, de Anita Garibaldi, comprova essa afirmação com os bons resultados que vem obtendo através da instalação de um sistema próprio de energia solar.

Há 10 anos ele começou a planejar a implantação de um sistema de energia solar no supermercado em que é proprietário, e no ano passado colocou a ideia em prática. Em outubro de 2019 a instalação do sistema estava concluída e passou a gerar energia. Ao todo são 270 painéis que captam a luz do sol e fazem parte do sistema que transforma em energia elétrica, atendendo as demandas do supermercado.

Atualmente a energia está distribuída somente para o supermercado, mas em breve será arrumada na rede para a residência de Odari e para mais três residências, das filhas.

Odari está vendo os resultados positivos e comprovando que o investimento alto tem retorno breve. Prova disso é receber a conta de luz com o valor zerado, o que antes alternava entre R$ 8.000,00 e 12.000,00 mensal. "Investi 330 mil reais para pagar em 3 anos, o que gera a parcela mensal de 13.990,00 reais. Mas somente em janeiro, o valor consumido pelo supermercado ocupou apenas 63% do total da energia gerada, ou seja, a produção de energia está maior do que a necessidade. O que sobra de energia fica como crédito para usar adiante, como no inverno que o período do dia é mais curto", explica Odari.

Essa iniciativa é pioneira no município de Anita e está sendo exemplo para outros empresários, que já conversam com Odari para buscar informações e instalar o sistema próprio de energia solar em seus estabelecimentos.

Além de produzir a própria energia consumida, Odari conta que ser amigo do meio ambiente é uma prática constante em sua vida. "Em nosso sítio temos uma reserva de mata maior do que o exigido pela lei e preservamos as fontes de água. Já no supermercado e nas nossas casas sempre separamos o lixo e damos destino adequado aos resíduos, pois pensar no meio ambiente é pensar no nosso bem-estar e no bem do mundo que vivemos", concluiu Odari, que afirma que fez a escolha certa ao acreditar e investir na energia solar.



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos