Duas datas importantes para recordar

kely Matos - 692

O Dia do Leitor é comemorado anualmente em 7 de janeiro, sendo uma data dedicada àquelas pessoas que amam a literatura e gostam de ler, revistas, livros e jornais.

O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense "O Povo", criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Este jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado "Maracajá" que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.

Em Anita Garibaldi e na Região dos Lagos, rompendo barreiras surgiu o Correio dos Lagos e com ele vários leitores e assinantes assíduos são destacados, a exemplo do anitense, José Andrade Matos Sobrinho, mais conhecido por Juca Pacheco, o qual é casado com Hercília de Fátima Matos, e trabalha como mecânico.

Juca relembra que foi assinante de outros jornais que circulavam no estado, mas que pouco falava sobre a região. "Quando foi fundado o nosso jornal, assinei e é bom, pois ficamos sabendo do que acontece na nossa região e é algo cultural. Gosto muito do jornal, já indiquei para várias pessoas para assinarem", comenta.

Outra data de destaque neste mês de janeiro, é o dia 8 de janeiro, dedicado ao Dia do Fotógrafo. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo, e este é um hobby que Juca pratica há cerca de vinte anos. "A fotografia surgiu no tempo das fotos em filme, e aos poucos fui comprando outras máquinas. Comecei mesmo a fotografar na época da barragem, tenho dois álbuns cheios de fotos desde o início da construção da barragem até a inauguração, muitas dessas fotos eu fazia escondido, ia por lugares que só eu conhecia e fotografava", comenta.

Juca destaca que nunca fez cursos nesta área e tudo o que sabe é apenas da curiosidade em aprender. "Aos poucos fui comprando câmeras melhores, as vezes faço fotos para os amigos, sempre quando pedem, e todas as fotos tenho arquivadas e vou guardando".

Na época das máquinas com filme, Juca lembra que revelou muitas fotos, principalmente de formaturas e Primeira Comunhão. "Muitas vezes a esposa saía para trabalhar e eu saía fazer fotos, amo a natureza, fotografar passarinhos, crianças, fotos de eventos...". Ele destaca que se fosse mais novo, gostaria de fazer uma faculdade de fotografia, mas agora ele vê a fotografia como um hobby que ocupa seus horários de folga.

Juca utiliza as redes sociais para divulgar suas fotos e conta que muitas pessoas pedem para que imprima, muitos curtem e comentam o seu hobby e ele diz ficar feliz.

"Saio de um lado para outro e a câmera vai junto" comenta Juca que ajuda bastante também nas fotos da igreja e já disponibilizou fotos para utilização em matérias no Correio dos Lagos.


Imagens


correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos