Capitel é reinaugurado em Pinhal da Serra

09 Fevereiro 2018 16:28:05

Divulgação

A história iniciou há mais de 60 anos quando Timóteo Silveira dos Santos juntamente com dona Julia, que era a proprietária da imagem do Divino Espírito Santo, ambos muito devotos ao santo, iniciaram as comemorações com festas e novenas aos domingos, realizadas em sua casa, sendo este um costume da época.


Com o passar dos anos, dona Julia já sem condições de conduzir esta tarefa, entregou o Divino a um de seus filhos, conhecido como Nenê, e a Timóteo e Carolina (sua esposa) que começaram a realizar as novenas em sua própria residência.


Por volta do ano de 1955, como era grande o número de pessoas que se reuniam para rezar, Timóteo e sua esposa Carolina resolveram então construir uma igreja, construção esta que se deu com recursos de uma festa e um baile organizados por eles. Esta Igreja proporcionou a continuação do que dona Julia sempre fez como pessoa de muita fé.


Mais tarde, em meados de 1980, Timóteo e Carolina mudaram-se para a cidade de Vacaria e deixaram o Divino na responsabilidade de sua filha Ercy, a Cizinha, como é carinhosamente conhecida por todos, a qual passou a conduzir os cultos e orações.


No decorrer da história foram realizados também dois casamentos, o de Ercy em 1973, e o de João Neri e Marley, este sem lembrança de data, e alguns batizados.


Já no ano de 2009, como a Igreja apresentava-se bastante deteriorada e prestes a cair, houve a necessidade de desmanchá-la, o que foi autorizado pelo padre da época Joãozinho Zanella, para posteriormente ser reconstruída.


No final do ano de 2017 foi dado início ao projeto para construção da nova Igrejinha. Em poucos meses, entre idas e vindas, hoje pode - se contemplar o resultado da obra, onde preservou-se ao máximo as características e traços da construção original.


A imagem do Divino Espírito Santo foi restaurada no ano de 2013 e o capitel foi reinaugurado com missa realizada no dia 27 de janeiro de 2018, reunindo filhos de Timóteo Silveira dos Santos e descendentes e convidados, os quais colaboraram com doações de pregos e madeiras para a construção do novo capitel. 


O Capitel histórico está localizado a 4 km da sede do município de Pinhal da Serra, sentido a Esmeralda e é aberto a visitas.

 

Imagens

Enquete

Em Anita, Ensino Fundamental 2 do Município passa a pertencer ao Estado.

Não concordo. Pois o município tem condições para atender o Ensino Infantil e Fundamental
Sim, concordo. Pois a Escola Estadual Padre Antônio Vieira possui mais disponibilidade de estrutura
Não concordo. Pois os alunos de 5 anos terão que estudar na mesma escola de alunos maiores
Sim, concordo. Mas que seja por curto prazo, até o município ampliar a estrutura física de ensino

Apresentar resultado


correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260, e-mail: correiodoslagos@twc.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos