Anita: 'Nada de mudar destinação do dinheiro'

Edson Varela - 783

Vereador Nilson Ribeiro, o Nilsinho do Cidadania, não deixou de exteriorizar numa das sessões do mês passado, a chateação por entender que votara para vender os terrenos públicos, objetivando uma destinação e que parte dos recursos tomou outro caminho. Essa postura de Nilsinho não é isolada, com entendimento de outros vereadores e de parte da comunidade no mesmo sentido. Acontece que mais de R$ 500 mil do dinheiro arrecadado com a venda dos terrenos acabaram bloqueados para pagar precatórios.

O prefeito João Cidinei observa que esses compromissos (com precatórios) não podem ser negociados. São determinações judiciais decorrentes de débitos do passado que, quando vencidos, o sistema vai direto nas contas do município e recolhe onde tiver dinheiro. "Já houve caso de cobrança em que se retém até centavos de uma conta ou outra", lembra o prefeito. João Cidinei explica que não se trata de uma dívida oriunda de sua gestão e nem uma situação que ele poderia evitar. "Única coisa certa é que teremos que devolver cada centavo bloqueado para pagar precatório à reserva para executar as ações que levaram à venda dos terrenos", garante.

EXPLICAÇÃO AO VEREADOR - Quando Nilsinho foi ao parlamento apontar a chateação com a outra destinação dada ao dinheiro, o próprio prefeito tratou de esclarecer ao vereador que a maior parte do valor arrecadado já teve a destinação prevista naquilo que fora aprovado na Câmara. "Onde era o terreno baldio já tem um comércio, gerando emprego e renda. A obra da creche está em fase final, resolvendo um problema onde pais, no final do ano chegavam a pernoitar para garantir vaga. Como tem emenda de deputado, vamos gastar menos lá (na creche)", esclarece João Cidinei.

'TUDO DENTRO DA LEI' - Ainda segundo o prefeito, o projeto dos banheiros públicos está garantido e se encaminhando a licitação. "Vamos fazer aquele predinho para pararmos de pagar aluguel, trazendo para ali o Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social, enfim, órgãos que atualmente ocupam espaços em que o município paga aluguel". João Cidinei faz questão de esclarecer que a maior parte do dinheiro está sendo investido naquilo que se propôs o projeto. "Eu faço tudo dentro da lei e com responsabilidade", garante o prefeito.

João Cidinei e a garantia de que o dinheiro usado para pagar precatórios será devolvido para as ações previstas no projeto de venda dos terrenos

JUAREZ DA SERRA - Dentro da estratégia de pavimentar a pré-candidatura a Estadual pelo MDB, num projeto regional, inclusive buscando daqueles ex-prefeitos que ajudou a retribuição em forma de apoio político, o assessor parlamentar Juarez Matos não é mais filiado ao partido em Anita Garibaldi. Ele migrou a filiação para Lages. É do maior colégio eleitoral da Serra Catarinense que o anitense construirá a rede de apoio para tentar emplacar uma das vagas na Alesc. Não é missão das mais fáceis, mas se considerada a militância emedebista (e se essa pegar junto) já é meio caminho andado.

Juarez Matos tenta consolidar a candidatura com musculatura regional pelo MDB

35 ANOS DE ANITA - Ao trocar o domicílio eleitoral para Lages, Juarez Matos fez questão de destacar os 35 anos de permanência nos quadros do MDB de Anita Garibaldi. "Sou muito grato e respeito à convivência pelos amigos e amigas", citou Juarez, agradecendo a receptividade dos colegas emedebistas de Lages. Presidente estadual da sigla, deputado Celso Maldaner, foi ao ato de filiação 'abonar a ficha'.

Juarez com Maldaner no ato de filiação dele ao MDB de Lages. Será que tem dobradinha a Estadual e Federal na foto?

CAMPO BELO - Prefeita Claudiane Pucci dialogou com o 2.º Sargento André Celito de Souza Oliveira, responsável pela Polícia Militar no município (e ainda em Cerro Negro e Capão Alto). Ela informou sobre o sistema de videomonitoramento que está sendo instalado para ajudar no reforço à segurança. Ficou evidente, durante a conversa, a necessidade de um maior contingente. A própria prefeita pretende articular junto ao Comando Geral e às autoridades estaduais, para que haja um aumento no número de policiais atuando no município.

Sargento André Celito recebeu um monitor da prefeita e da vice para a PM acompanhar o conteúdo do videomonitoramento em Campo Belo

FÉ EM VARGEM - Daquela agenda do mês passado da prefeita Milena Lopes em Brasília, registre-se uma demanda importante apresentada no Ministério do Turismo. Além de apresentar as potencialidades do município na área, a prefeita protocolou pedido de recursos para a construção de um santuário e uma estátua em reverência à São Judas Tadeu, padroeiro de Vargem. Também recursos para revitalizar internamente a igreja matriz, um dos mais belos templos religiosos que a gente conhece aqui na região.

Prefeita Milena e comitiva de Vargem na visita ao Ministério do Turismo no DF

GESTO NO CERRO - A gente registra porque é postura que demonstra que, acima da rivalidade partidária, prevalece a boa relação em comunidade e o reconhecimento pelos serviços prestados. Prefeito Ademilson Conrado (PP) entregou homenagem à ex-prefeita Sirlei Kley Varela (MDB) nas comemorações dos 30 anos de Cerro Negro. Sempre admiramos o bom trabalho de dona Sirlei e esse tipo de gesto reconhece exatamente isso!

Prefeito Admilson e a ex-prefeita Sirlei num gesto bacana em Cerro Negro

AJUDA AO HOSPITAL - Assessor de Governo, Lucas Neves, garante que naquilo que depender dele, o hospital de Anita Garibaldi terá cada vez mais estrutura. Lucas aponta que esse contato que mantém diretamente com a diretoria do Hospital Frei Rogério ajuda a entender melhor as demandas e interceder em âmbito de governo central. 

Lucas Neves na prosa com gestores do hospital Frei Rogério e a garantia que teremos sequência de aportes na instituição

AGENDA DAS RODOVIAS - Nas costuras de uma agenda que o governador Moisés fará a Campos Novos, com anúncios que englobam municípios próximos, está na lista a possibilidade de anúncio da obra de asfaltamento entre Anita e Abdon. "Em contato com o secretário Thiago Vieira (Infraestrutura), recebemos sinal verde. Em breve teremos novidades", garante Lucas Neves, o porta voz de boas novas. Segundo ele, nessa agenda de Campos Novos estará inclusa a visita que o governador Moisés fará às obras da SC-390 entre Anita e Celso Ramos.

PARA ONDE IRÁ MOISÉS? - Ainda seguimos naquela incógnita sobre o destino político do governador Moisés, visando a disputa à reeleição em 2022. Nesta virada de mês, quando adentramos nos 365 dias da eleição, houve uma certa clareada nos bastidores da política ao nível do mar. O que consta é a possibilidade de Moisés se filiar ao Republicados. Embora convidado a integrar tanto o MDB quanto o PP, o governador não deve aderir a uma dessas siglas já que a rivalidade em muitos municípios (inclusive aqui na Região dos Lagos) atrapalharia a estratégia de ter esses dois partidos com ele numa ampla coligação.

Governador Moisés nesse registro num restaurante de comida em quilo (Lages) e a tendência de filiação dele no Republicanos






correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos